16/12/2014

Orlando Gaspar




Orlando Gaspar, uma figura incontornável do PS e do PS Porto, tendo-lhe dado grandes vitórias e actualmente sendo uma espécie de senador do partido. Apesar de se constar que a actual liderança o procura afastar da vida do partido. 
A raposa velha num golpe de mestre esteve presente no jantar, por breves minutos, e ofereceu uma garrafa de vinho do Porto de 50 anos, a António Costa.

Provavelmente, a pensar que há determinado vinho que vale mais e é melhor  quanto mais velho, e por outro lado, há políticos que ficam bem melhores com a idade, e muitos, no PS, ainda estão muito verdes e têm muito que aprender com Orlando Gaspar.

Neste gesto, demarcou-se da actual liderança do PS Porto e fez ver a António Costa que há muita gente que está com ele e não esteve neste jantar, nem quer nada com esta direcção do PS Porto. 

O jantar realizou-se em Gaia , reduto de António José Seguro e foi organizado por gente apoiante de António José Seguro, mas parece, que num ápice e por arte mágica, já se passaram para António Costa. Manuel Pizarro sempre foi apoiante da primeira hora de António Costa, mas José Luís Carneiro, Eduardo Vítor Rodrigues, e outros,não.  Até há pouco tempo bem lhe fizeram oposição e queriam Seguro. Coitado de António José Seguro com apoiantes deste tipo não poderia ir muito longe...

António Costa que tenha cuidado que a estratégia de tanto congregar ainda se desfaz com tanta gente junta - implode por falta de espaço para tanta gente. É importante reunir, unir, dialogar, consensualizar, mas tudo tem um limite. O cheiro a poder faz coisas mirabolantes e impensáveis. António Costa simboliza esperança, mudança, e acesso ao poder para muitos socialistas. Todavia com a ânsia de irem no comboio, podem apanhá-lo, mas já há lugares reservados, para quem apoiou António Costa desde a primeira hora. As carruagens de primeira classe são para os seus apoiantes, os outros, têm lugar no comboio mas nas outras carruagens.

É-me difícil compreender que se esteja em mesas diferentes ( na luta interna do partido) e de repente na mesma mesa como se nada se tivesse passado. É Natal ninguém leva a mal... 

JJ