27/11/2014

Clube dos Pensadores recebe socialistas e fica à espera de António Costa


HOJE

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou José Maria Costa e Manuel Pizarro para estarem presente, dia 27 de Novembro, quinta-feira, pelas 21:30, no Hotel Holiday Inn em Gaia e fica à espera de António Costa (ver documento anexo).

O CdP finalmente tem dirigentes do PS. O CdP debate-se com a dificuldade de ter socialistas de topo disponíveis para debates com a sociedade civil, provavelmente  por causa de todo este alarido com as eleições primárias. Em democracia ouvir a opinião da sociedade civil é primordial e imperativo.

José Maria Costa  é  presidente da CM Viana e presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, por sua vez Manuel Pizarro  é vereador na CM Porto na coligação com Rui Moreira e foi Secretário de Estado da Saúde do governo de José Sócrates

O tema deste debate andará à volta do Poder Local e do PS, agora que nas eleições primárias foi eleito um novo líder, António Costa. José Maria Costa apoiante de António José Seguro e Manuel Pizarro apoiante de António Costa vão esgrimir as suas ideias e opiniões. O Congresso realiza-se no fim-de-semana de 29 e 30 de Novembro.

Uma das causas do nosso défice foi o endividamento do Poder Local. Há 19 municípios que são obrigados a aderir ao Fundo de Apoio Municipal para a regularização da sua situação financeira. Para outros 23 municípios  o recurso ao fundo será facultativo. O Porto e Viana não estão em situação de ruptura financeira.

José Maria Costa foi um acérrimo defensor dos Estaleiros de Viana e é contra a redução dos fundos comunitários para o Norte. Manuel Pizarro no plano institucional, como vereador tem sobressaído na CM Porto em defesa de uma política social. No plano partidário, sendo presidente da concelhia do PS Porto tem estado  em divergência com a distrital do PS Porto.

António Costa aceitou entrar em acordo com os apoiantes de António José Seguro estando a ser gerida a elaboração das listas candidatas aos órgãos nacionais do PS. O rosto das hostes seguristas tem sido Álvaro Beleza depois de António José Seguro ter renunciado ao mandato de deputado e membro do Conselho de Estado.

Vamos ver qual é o posicionamento de José Maria Costa e Manuel Pizarro  no Congresso e os lugares que ocupam, pois pelo seu perfil são sempre candidatos a fazerem parte de um futuro governo liderado por António Costa.

O CdP em 2014  iniciou os debates com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de  José Sócrates, em seguida, Carlos Barbosa, presidente do ACP, Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex- PSD,  Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS, Marcelo Rebelo de Sousa ex-líder do PSD, Ribeiro e Castro ex-líder do CDS e Ana Drago e Daniel Oliveira do Fórum Manifesto.
 CdP

Sem comentários:

Enviar um comentário