25/11/2014

C.I.V.A. (Centro de Investigação da Vida Alheia)




1 - Guilherme Pinto está doente, o que ninguém está livre de tal. Todavia mostra uma tenacidade e capacidade de dar a volta por cima, digno de admiração. As suas rápidas melhoras e que continue na sua saga na CM Matosinhos.
2 - Palmira Macedo, presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos,  tem sabido gerir com mestria as assembleias municipais respeitando todos , os da sua cor política (socialistas) e as outras cores desde o PS , PSD, PCP , BE, etc. Quando se tem uma maioria absoluta nem sempre acontece , havendo tendência para o exagero e abuso do poder
3- Narciso Miranda começou hoje a ser julgado no Tribunal de Matosinhos. Narciso Miranda está acusado de ter criado um negócio fictício para se apropriar de 17500 euros da Associação de Socorros Mútuos de S. Mamede Infesta que presidia em 2011. É acusado por peculato e participação económica em negócio. Lamento e espero que tudo se resolva. Não me esqueço que Narciso Miranda marcou uma época em Matosinhos e fico triste como seu amigo que isto aconteça.
4 - Rui Moreira veio a terreiro dizer que não está em causa a idoneidade de Rui Rio no caso do Bairro do Aleixo. É o mínimo depois do apoio implícito de Rui Rio na sua candidatura à cidade do Porto com o êxito que se sabe. Todavia pecou por tardia…
5 - Rui Rio é um homem sério e impoluto e qualquer erro processual qualquer um pode cometê-lo tendo em conta a panóplia de legislação em vigor em Portugal. Mas se houve algo, não me acredito que tenha sido por má-fé.
6 - Em Gaia a população protesta contra saída de padre de Canelas- querem de volta o Roberto, e não o Albino Reis. O novo Padre de Canelas, Albino Reis saiu da igreja escoltado, foi apupado e insultado por centenas de pessoas. E nem o bispo do Porto escapou aos protestos. Coitado do novo padre que se limitou a cumprir directrizes e não tem culpa nenhuma da saída do padre que a população tanto gostava.
 7 -Gaia tem duas paragens de autocarro com bancos aquecidos na Av. da República. A iniciativa é da ThermaCare onde os utentes dos autocarros se podem sentir mais confortáveis e quentinhos.
8- Estou farto de ler e ouvir falar das dívidas na CM Gaia. Li no JN que a auditoria à Gaianima vai revelar montante de dívida superior ao documentado. De uma vez por todas resolva-se esta situação, e outras. Há outros serviços e entidades que merecem atenção. Sempre achei que no início do mandato deveria ter sido feito uma auditoria geral à CM Gaia: resultados, diagnóstico e resolução dos problemas. Não foi feito vamos andar nisto provavelmente até às próximas eleições.
9 -A obra de construção do passadiço e requalificação da frente fluvial no Areinho de Oliveira do Douro, em Gaia, vai mudar de empreiteiro e deverá estar concluída no final de Janeiro de 2015. Uma boa notícia.
10-  Não acho correcto a CM Gaia antecipar para os jornais o que se vai passar nas reuniões de câmara. Para quem lê os jornais é agradável mas para quem faz parte da Assembleia Municipal eleita pelos gaienses não deve ficar muito contente. Eu sei que a ordem de trabalhos é dada a conhecer a todos os membros eleitos  atempadamente. Porém as decisões políticas devem discutir-se, analisar-se e votar-se nos órgãos próprios e somente depois dar conhecimento à população em geral. Mas também não vejo a oposição estar preocupada com isso. Quem cala consente.
11 - Em Espinho, o presidente da Câmara, Pinto Moreira tem efeito um trabalho notável de apaziguamento e respeito por todos. Para além de ter vencido em 2009 contra todas as expectativas, Espinho era um feudo do PS, renovou a sua vitória em contra-ciclo quando o PSD teve um resultado frustrante nas autárquicas de 2013. Espinho um local a seguir atentamente.
12 - José Sócrates foi detido. Lamento e fiquei surpreendido, mas não vou agora começar a dizer mal do homem. Acho que o país está a entrar numa histeria inusitada e recuso uma atitude de revanche. Não me esqueço que à frente do governo fez coisas boas.
13 - Mas também sei que muitos vão dizer que isto é uma tramóia, uma cabala orquestrada pela direita, devido ao congresso do PS e se pretende atingir António Costa, outros que estamos perto  das eleições e tem a mão do governo, etc.
14-Por mim, fico atento ao funcionamento da justiça fora do âmbito da política e aguardo o desenrolar dos acontecimentos para bem da nação e dos dinheiros públicos, quer seja gente de direita ou de esquerda, do PSD ou PS, ricos ou pobres, políticos ou não políticos, gente influente ou não, empresários ou trabalhadores.
15- Este acontecimento vai ter uma função dissuasora.  No futuro quem tentar ser corrupto começa a pensar duas vezes e percebe que não ficará impune.

JJ