05/09/2014

Face Oculta



O processo Face Oculta envolve 36 arguidos - 34 pessoas e duas empresas.O Tribunal de Aveiro condenou todos os arguidos do processo. O principal arguido, o sucateiro Manuel Godinho, foi condenado a 17 anos e seis meses de prisão, em cúmulo jurídico. José Penedos foi condenado a cinco anos de prisão efectiva e o filho, Paulo Penedos, a quatro anos de prisão efectiva.
Armando Vara , antigo governante e muito amigo de José Sócrates,  ex-vice-presidente do BCP  foi condenado na pena única de cinco anos de prisão efectiva.
Armando Vara diz-se chocado com esta sentença . Os portugueses é que estão chocados por ter demorado tanto tempo à conclusão deste processo e aguardam os recursos e esperam que estas condenações não sejam uma vitória de Pirro e não dê em nada.
Os portugueses exigem justiça e que se condene quem deve ser condenado. A ilação que se tira disto tudo é que Manuel Godinho era o homem mais rico mas menos influente. Deste modo é o que apanha maior pena. Não chega ter dinheiro é preciso ter influência, é a ilação que se pode tirar deste processo.
Demorou quase três anos para julgar este processo. Mas cheira-me que não vai ficar por aqui... Ainda vamos nos próximos tempos ouvir falar da Face Oculta.
Este processo, os arguidos são acusados, de crimes de associação criminosa, corrupção, tráfico de influência, furto qualificado, burla, branqueamento de capitais,falsificação e perturbação de arrematação pública.
Desculpem mas como simples cidadão e sem ser da área da justiça não entendo porque Manuel Godinho é condenado 17 anos e os outros apenas 5?
JJ