23/06/2014

PORTUGAL - EUA: sofrimento e vergonha




1.ªparte

Um jogo muito difícil em que jogamos muito pouco. A nossa defesa e principalmente o meio-campo estão a dar muitos espaços. Valeu o golo logo aos 5 minutos e a parte final com o remate de Nani ao poste e recarga de Élder que poderia dar-nos uma vantagem de dois golos mas não seria justo. Foi interessante a paragem técnica para descansar e beber água.

Se calhar, foi por uma das equipas ser americana e já estão habituados a este tipo de paragens, quer no basquetebol, quer no futebol americano, etc.. Pelo que me apercebi essa paragem deveria ter acontecido, a meio do jogo, e não aos 40 minutos. Talvez o árbitro estivesse bastante cansado e desidratado? Não sei. O que sei é que Portugal está a vencer. O Postiga saiu com uma lesão muscular.

Quem são os responsáveis pela nossa equipa médica? Será que há sobrecarga de esforço? E, a alimentação dos jogadores é consentânea com o clima com temperaturas altíssimas e grande grau de humidade com desidratação elevada? Muita coisa estranha acontece à nossa equipa portuguesa.

Desde não ficar no local do jogo para se adaptar ao clima, excesso de exposição mediática nos treinos, etc.. Mas os portugueses são peritos em conseguir coisas contra todos os prognósticos. O Paulo Bento, se André Almeida estava magoado,  porque o manteve em jogo tanto tempo? Os EUA pelo flanco esquerdo da equipa portuguesa causaram muito perigo e não marcaram golos porque Beto esteve sempre lá.

 2.ªparte

Sai André Almeida e entra William Carvalho que fez um bom jogo. Equipa partida, sem fio de jogo, sem consistência. Portugal nunca foi uma grande equipa a jogar futebol, não me posso esquecer do nosso dramático apuramento, só depois do play-off. Ricardo Costa em grande ao evitar o 2ºgolo mas ele chegou depois. Raul Meireles, o nosso "Variações" saiu e a entrada de Varela melhorou o jogo e até marcou um golo. Ronaldo esteve um pouco melhor, do que contra a Alemanha, mas não pode fazer tudo. Ronaldo merecia outra selecção.

Já fomos e fomos merecidamente. Portugal a segunda equipa mais velha deste campeonato está na altura de mudar de jogadores, mas também de treinador. Mais valia ter José Mourinho em part-time. Este empate no fim do jogo nada altera e exige-se  fazer bem melhor. Os EUA não é um país de futebol mas de basquetebol e de outro de tipo de futebol – futebol americano.

Uma vergonha  esta 2.ªparte a contrastar com o sofrimento da 1.ªparte, mas não vale a pena chorar. Vamos ter guia de marcha para Portugal e acabou. É uma missão impossível golear o Gana. Por mim nem sequer vou ver o jogo com o Gana. 

Nestes jogos de grupo de apuramento em fases finais de Mundial de futebol, há o ganhar e o perder mas é muito importantes os golos marcados e sofridos. Portugal ao perder por 4-0 contra a Alemanha sentenciou a sua sorte neste Mundial.

O País depois da euforia, volta a cair na realidade e depressão. Os portugueses dão uns chutos mas falta-lhes muito: planificação; jogadores; conjunto; treinador; etc. Não vale a pena pegar na máquina de calcular para fazer contas .As contas dever-se-iam ter feito antes de vir para o Brasil. 

Espero depois deste Mundial que haja consequências e que saia  gente da Federação Portuguesa de Futebol. A culpa é de todos: presidente da Federação, treinador, jogadores, equipa médica, etc.

Não vale a pena vir com desculpas. No 1.ºjogo achei que Portugal foi roubado e que o árbitro teve enorme influência no jogo. Porém contra uma equipa como os EUA, sem tradição no futebol mundial, jogando de uma forma autómata, sem criatividade, tínhamos obrigação de vencer e convencer. Mas nada disso aconteceu. Empatamos, mas sabe a derrota.

JJ

11 comentários:

  1. Realmente...!
    No próximo jogo vai tudo pró estaleiro!!
    Eu sei que uma temperaturas daquelas é terrível; já passei por uma situação assim no sul do Brasil, com uma humidade muito alta, mas o que é certo é que os nossos adversários têm as mesmas condições e no entanto jogam melhor e os ataques levam sempre muito perigo e acabam marcando.
    É enervante..., até irritante, o que se passa com o ataque da selecção.
    Mas então a condição física, é surpreendente!

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Estou triste: queria e estava acreditando que Portugal levaria outros quatro a ó para regressar a Portugal o mais cedo possível

    ResponderEliminar
  3. FORÇA PORTUGAL! JÁ FALTA POUCO PARA VOLTAR PARA CASA.

    ResponderEliminar
  4. A SELECÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL ESTÀ COMO O PAÍS: NUMA CRISE PROFUNDA. DE RASTOS, ANÉMICA, ESFARRAPADA,, RETALHADA, TRANSFORMADA EM CACOS, TUDO A MONTE E FÉ EM DEUS E NO DIABO, SEMPRE À ESPERA DE MILAGRES DE FÁTIMA OU DE MESSIAS (VEJA-SE O QUE SE ESTÀ A PASSAR NO PARTIDO SOCIALISTA), QUE É O RETRATO VIVO DE UM PAÌS SEM RUMO, SEM REI NEM ROQUE. ESTAMOS TODOS Fo.s
    Francisco Azevedo Brandão

    ResponderEliminar
  5. E pensar que os jovens da geração de 60 e parte de 70 tiveram de lutar, sofrer e morrer em condições atmosféricas bem piores... e quanto a mordomias, ZERO... ração de combate e tendas de campanha! ...

    ResponderEliminar
  6. Culpa deração que escolheu Campinas para passer férias. Eu que conheço o Brasil e certamente todos que minimamente conhecem sabem que é clima temperado. Quando se sabia que iriamos jogar sempre acima de 30 ºC é burrice.Foram passear ou fazer turismo. Deviam ter ido mais para norte do Rio de Janeiro. Poderia ser em Vitória, Espírito Santo, por exemplo.
    Culpa do treinador que não tem classe. Não levou quem estava em forma: Antunes, Adrien, Quaresma, Fernando (não conseguiram autorização da FIFA? e a Espanha conseguiu do Diego COsta que jogou há 2 anos 2 amigáveis pelo Brasil?) que iriam fazer muita falta ou toda a diferença. Não põe a jogar William Carvalho. Luis Neto.
    Levou para recuperar em pouco tempo: Postiga, Coentrão, Hugo Almeida, Meireles, Bruno ALves. AInda por cima já com alguma idade para o desporto de alta competição e nas condições climáticas que já se sabia encontrar. Levou jogadores sem experiência: Rafa, ainda muito cru. Pode ser um valor futuro: André Almeida?? para quê?
    Com todas estas asneiras não poderia o resultado ser diferente.
    Um desastre destes não é só culpa de um item, mas a soma de vários.
    Mário Russo
    Concordo que deve haver consequências: treinador para a rua e varridela na Federação, pois não passa de um circulo de amigaços, sem profissionalismo.

    ResponderEliminar
  7. Tenho nojo deste país

    ResponderEliminar
  8. boa tarde. esta a vista a incompetencia nao so da equipa tecnica da seleçao mas tambem do amadorismo dos senhores dirigentes da fpf. razao tinha o queiroz: so mesmo varrendo a porcaria e os compadrios é que poderemos algum dia atingir o sucesso.
    no entanto, quero acreditar que tanto o senhor paulo bento como o senhor presidente da fpf terao a hombridade e dignidade de se demitirem imediatamente. assim espero..

    ResponderEliminar
  9. O melhor que podiam fazer era vir embora logo a seguir ao jogo, pois não precisavam de passar e nos fazer passar por aquela vergonha!

    António Figueiredo

    ResponderEliminar
  10. Eu queria perguntar a esta gente que estão a vociferar contra a seleção portuguesa? O que Portugal ganhou até agora? Até um europeu em solo lusitano viram-se gregos. Tirando Ronaldo que jogadores de classe têm Portugal? Quantos jogadores estão na seleção a jogar em clubes portugueses? Qual é aposta dos nossos clubes na formação? Quantos jogadores portugueses são titulares dos três grandes? Qual é a atual visibilidade do futebol, juvenil e júnior nas nossas televisões, mormente a RTP? Onde está o investimento do Estado no futebol de formação em particular e no desporto em geral. Quantas presenças tem Portugal em fases finais de mundiais? E quando vão é nos play-offs. Portugueses caiam na realidade, a seleção é o espelho do país. Não sei em que os portugueses de baseiam para atribuir favoritismo à nossa seleção, sempre que vai a Europeus e mundiais, que justifiquem uma autêntica Diarreia Nacional e depois passam do 8 p/ o 80 e os jogadores passam de heróis a traidores. Triste sina esta.

    ResponderEliminar
  11. Portugal é muito mais que a selecção nacional de futebol, meus caros... Olhem: estamos muito bem representados pela nossa selecção nacional de voleibol, que, com um reduzido orçamento está no comando do grupo E da Liga Mundial... Sem penteado abichanados, sem caprichos de primadonas e sem milhões nas contas bancárias. Muita atitude e muito "braço"!

    PT

    ResponderEliminar