17/06/2014

Clube dos Pensadores ( CdP) fecha ciclo de debates com Marcelo Rebelo de Sousa





Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores ( CdP) convidou Marcelo Rebelo de Sousa para estar presente, dia 17 de Junho, pelas 21:30 , no Hotel Holiday Inn em Gaia.
Deste modo o CdP encerra o ciclo de debates deste ano, em que se iniciou com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de  José Sócrates, em seguida, Carlos Barbosa, presidente do ACP ,Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex- PSD e  Henrique Neto, ex-deputado do PS.
Marcelo Rebelo de Sousa dispensa apresentações, comentador político na TVI, professor catedrático na Faculdade de Direito na Universidade de Lisbojurisconsulto . Foi líder do PSD, ministro , deputado , eurodeputado e é actualmente conselheiro de Estado. Podendo vir a ser no futuro Presidente da República,assim decida, candidatar-se à sucessão de Cavaco Silva.
Marcelo Rebelo de Sousa um homem muito inteligente, escorreito, sagaz, com uma capacidade de análise notável e uma figura incontornável da política portuguesa. Um verdadeiro “senador” da nossa democracia, sendo uma reserva da República.
O tema deste debate andará à volta de tudo :dele próprio; da situação política actual ; Tribunal Constitucional ; rescaldo das eleições europeias; pós-troika ; PSD ; situação interna no PS ; eleições presidenciais; etc..
É uma honra receber Marcelo Rebelo de Sousa que em tempos apelidou Joaquim Jorge de “agitador do norte” e afirmou que o CdP faz “ pedagogia cívica”. Uma coisa é vê-lo e ouvi-lo todos os domingos na televisão, outra bem melhor, é estar com ele ao vivo e poder interagir.
A nossa democracia está doente e a enorme abstenção é preocupante.Há algo que está a falhar estrondosamente.
Os partidos políticos  como pilares da nossa democracia estão em degradação, se não se readaptarem e regenerarem serão ultrapassados pelos novos tempos de mudança. Os partidos têm que se tornar mais democráticos e abertos a novas pessoas e ideias.
As pessoas estão fartas, desesperadas, cabisbaixas, indignadas, pelo desemprego, cortes e corrupção. As pessoas estão cada vez mais alheadas dos políticos que teoricamente defendem os seus interesses.Uma parte da consciência colectiva sente-se abandonada.

Os partidos não têm que nos dar a solução , só têm que parar de obstruir as soluções que a sociedade tem sugerido. 

O país precisa de uma redefinição ética , cívica e moral , em tudo.

O CdP  já recebeu ao longo dos anos figuras de vários quadrantes políticos e sociais : Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, Procuradora-Geral Adjunta Cândida Almeida, Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho,  constitucionalista Jorge Miranda, sociólogo António Barreto, Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros Paulo Portas, líder do PCP Jerónimo de Sousa, líder do PS, António José Seguro, charmain da Jerónimo Martins Alexandre Soares dos Santos, coordenador do BE João Semedo, sindicalista Carvalho da Silva, entre outros.

24 comentários:

  1. Caro Sr JJ

    Mais uma vez os meus parabéns pelo que faz. Continue!

    Carlos Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Caro JJ, encampar MRS para um debate do tipo do que o CDP promove merece que se tire o chapéu, em respeito e admiração. Parabéns!

    PT

    ResponderEliminar
  3. O Clube dos Pensadores, por este andar, ainda vai ter como convidado o Obama!!
    Parabéns pelo excelente convidado.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Um abraço meu caro. Excelente escolha.

    ResponderEliminar
  5. Bom convidado, vai prestar um bom serão, sem duvida alguma. Boa visibilidade para o clube, dando prestígio ao mesmo. Contudo não passará de um serão agradável, o convidado tem bons princípios e valores, apresentando ser uma pessoa humilde, muitos que assistem na televisão apreciam a sua forma de estar na vida, mas há sempre um mas, é um demagogo ou bobo da corte, ninguém o leva a sério como político , nem mesmo os colegas filiados. Pois não tem coragem para assumir as suas reais convicções, coloca-se sempre numa posição pacífica e neutra e isso é fácil e não tem qualquer consequência prática! Muitos dos convidados que estiveram no clube discursam e optam por ideias gerais e politicamente correctas, opções e decisões específicas que escolheriam para intervir politicamente e na economia é um autêntico deserto, talvez por estarem quase todos eles bem encostados á almofada do Estado financeiramente.
    Os únicos que de uma maneira ou outra apontaram ideias concretas e escolhas específicas para intervir foi o líder da CTGP e Geronimo Martins.
    Contudo é um bom orador e pensador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossivel agradar a toda a gente. O clube tem um fio condutor e um rumo. Obrigado.

      Mas já agira sugira personaliidades?

      Eliminar
  6. Por lapso esqueci-me de Medina Carreira que já esteve no clube.
    A crítica foi direcionada aos discursos dos convidados e não as escolhas ou rumo do clube.
    Por exemplo personalidades fora do meio político e independentes , José Gomes Pereira, Paulo Morais, Ricardo Araújo Pereira, Vitor Bento e o escritor António Louçã.

    ResponderEliminar
  7. é pena não se identificar. É muito mais cómodo...

    O Paulo Morais já esteve no Clube e está ao nível de Joaquim Jorge . Não é superior em nada.

    O Gomes Ferreira e Vítor Bento são muito técnicos e não dão um bom debate . O escritor não conhecemos.

    O Ricardo Araújo Pereira sim

    ResponderEliminar
  8. o Paulo Morais se explicasse bem porque se calou quando foi o caso Relvas na Lusófona...

    Eu explico é lá professor e podia perder o emprego.

    É tudo muito bonito já esteve num cargo - vice-presidente e saiu em litígio com Rui Rio , homem sério.

    Não percebo nada disto

    ResponderEliminar
  9. Comentar como : existe várias escolhas, o comodismo é relativo.
    Criticar e tentar explicar a crítica é normal, o que não da para entender é não haver por vezes sensibilidade para a mesma, ou para opiniões diferentes.
    Bem pelo menos fiquei a saber pormenores que desconhecia sobre Paulo Morais, como vê é importante haver discordância de ideias e alguma crítica desde que explicada.

    ResponderEliminar
  10. Excelente escolha. Debate promissor com dois homens inteligentes: Joaquim Jorge e Marcelo Rebelo de Sousa. Parabéns.
    Francisco Azevedo Brandão

    ResponderEliminar
  11. Sem duvida um convidado de prestigio para o CdP e para os seus membros.
    Ocorre-me una pergunta para o ilustre convidado, que gostaria que lhe fosse colocada:
    O sr Professor e' ha' anos um ativo comentador politico na TV. Ganha o seu cache', concerteza e faz analises politicas de como se encontra o Pais e se por um lado, aponta o dedo a coisas mal feitas pelo governo, por outro suaviza a sua atuacao, mostrando como se deve ser resignado e espectador numa democracia. Ja' alguma vez pensou sair da sua zona de conforto e pensando mais no pais, ser interveniente e independente, ajudando Portugal e os Portugueses a sair do lodo onde encontra, nomeadamente a vergonha da Justica, a imunidade de que gozam os politicos e a falta de alavanca a' Economia Nacional?
    Pedro-Liverpool

    ResponderEliminar
  12. Excelente..o CR7 da política..

    José Guimarães

    ResponderEliminar
  13. Parabéns JJ. Recordas-te do que te disse já há algum tempo?
    Pois é. São vários os exemplos em que a aceitação dos convidados confirmam isso mesmo. A marca CdP que impulsionaste e tens animado com brilhantismo.
    Não se poderia desejar melhor encerramento de ciclo de debates que Marcelo Rebelo de Sousa. Com efeito, MSR é um pensador brilhante, goste-se ou não. É muito político, como é óbvio e, sobretudo, a sua faceta de bom professor e comunicador, simpatico, sagaz, mordaz, refinado, elegante e brilahnte estão à vista de todos a cada semana nos comentários da TV. Ele poderia, inclusive protagonizar um programa de debates tipo JÔ Soares, com grandes audiências. Tenho a convicção que seria um sucesso (se ele quisesse, claro).
    Para já vamos aproveitar a sua presence para um programa que antevejo memorável.
    Ele poderá explicar porque não apresenta-se como candidato à Presidência da Republica, já que é desejado por milhares de simpatizantes do seu partido e não só, uma vez que é um cargo que exige a vontade própria. Estrategicamente limitaria a entrada de alguns potenciais adversaries. Marcaria terreno.
    Será que não é hora dos notáveis sairem do sofa e apresentarem-se ao service da Pátria tão maltratada por malfeitores e garotos que nos têm governado?

    Quero saber se ele concorda com o grau de cumprimento das promessas do PM e lider do seu partido.


    Abraço

    Mário Russo

    ResponderEliminar
  14. Amigo não há almoços gratis. O clube para ser uma marca sai-me do corpo. Muito difícil , muitos espinhos, muita incompreensão muita inveja, etc. Mas consigo vai-se lá saber como e porque!?

    Por mim depois deste convidado. O expoente máximo sendo impossivel fazer melhor. Eu deveria sair de cena e é o culminar de um trabalho em prol da cidadania cumprido.

    Mas...

    ResponderEliminar
  15. Se pagares ao CR7 o cachet que a sua assessoria exigir ele vem ao debate e até traz a Irina. Não venhas atirar areia prós olhos. Em prol da cidadania!!! risos, gargalhadas (substituir cidadania por TACHO( como não o conseguiste, obviamente sentes-te derrotado e vais atirar a toalha ao chão.

    Se fosses alguém com o mínimo de quota de mercado estavas nas televisões como comentador residente à semelhança (MRS, MFL, FL, JS e outros) Se nem assim vais é porque para eles não vales merda nenhuma.

    ResponderEliminar
  16. O que diz aqui é caso de polícia. Não se enerve e fique irritado por Joaquim Jorge ter conseguido trazer até Gaia- Porto, ao Norte figura tão relevante.
    Pelo menos, pelo que conhecemos Joaquim Jorge é um homem corajoso, frontal e de carácter.
    Ao contrário do anónimo que nem vive obcecado com o nosso fundador. Se é homem é preciso cuidado… Se é mulher já é habitual.

    saiba que Joaquim Jorge teve sempre emprego e nunca pediu nada a ninguém. Já foi e é prejudicado profissionalmente pelas suas posições.

    Descanse e não stress porque ainda agora começamos...

    ResponderEliminar
  17. Resposta irritada e irritante para quem não pode assistir ao êxito de Joaquim Jorge e o seu clube dos pensadores.
    Francisco Azevedo Brandão

    ResponderEliminar
  18. Marcelo Rebelo de Sousa estará hoje no Clube dos Pensadores. Mais uma etapa de valor acrescentado num espaço que começou há mais de 8 anos, dinamizado por Joaquim Jorge e que é, atualmente, um fórum incontornável do exercício livre, diferente e catalizador da ação cívica e política em torno do que é o Portugal de hoje e onde se dá voz ao cidadão comum. Um espaço tão marcante que já por ele passaram figuras como Jerónimo de Sousa, António José Seguro, Passos Coelho, Miguel Relvas, Pedro Santana Lopes, Carvalho da Silva, Mário Nogueira, Odete Santos, João Rebelo, Francisco Louçã, Paulo Portas, Manuel Alegre, Jorge Miranda,Garcia Pereira, Assunção Cristas, Paula Teixeira da Cruz, Rui Moreira,Francisco Lopes, Fernando Nobre, Alexandre dos Santos, Belmiro de Azevedo, Manuel Serrão, L F Menezes, António Capucho, Arménio Carlos e tantos outros...
    Hoje mais um passo no elevar da fasquia com a presença de uma personalidade com a visibilidade de MRS. Como é evidente marcarei, mais uma vez, presença, num espaço que já faz parte do meu ADN de participação cívica e solidária como cidadão.

    ResponderEliminar