03/05/2014

Planoclima

O meu nome é Mário Marques e resido em V. N. Gaia, como especialista em Agro- meteorologia, conjugando muitas competências adquiridas ao longo dos últimos 20 anos outras desde que me conheço, tais como Ordenamento Território, Climatologia aplicada, Previsão a Médio e Longo Prazo, Riscos Naturais e Agricultura. Algumas destas umas são de foro académico e outras mais empíricas e com anos de experiência, pelo que avancei com o meu projecto de vida denominado Planoclima.

O serviço da Planoclima  engloba 3 tipos de intervenção, desde o mais importante o levantamento SWOT (sondagem via aérea (UAV), equipado com a mais recente tecnologia remota com interpretação sensorial e de imagem, SIG's com múltipla informação cartográfica, NDVI´s, Clorofila, cobertura vegetal, modelação 3D, etc), passando pela monitorização climática (estações, KPI's Agro-meteorológicos, sensores, etc) e complementada com a respectiva previsão Meteorológica (Sazonal e Agro-meteorológica, além de possuir serviço de alertas e de chamadas telefónicas personalizadas relativas com previsão dedicada.)

Posto isto, esta minha acção empreendedora terá sempre em conta anos de  experiência adquirida, o que permitirá logo à partida inúmeras vantagens, sobretudo face á necessidade crescente de efectuar levantamentos deste nível para monitorizar ou estudar a melhor intervenção, para assim reduzir custos e aumentar a produtividade e a eficácia dos recursos. Outra contrapartida a destacar será a obtenção de um conjunto de dados que poderá ser usada para múltiplos fins(candidaturas individuais e ou colectivas, associações, municípios, isto numa perspectiva de partilha da preciosa da informação),.
A inovação tecnológica permitirá recolher, comparar e desenvolver cenários com vários layers de informação, com análise de dados nas mudanças do ciclo vegetativo das culturas, estado fito-sanitário, passando pela gestão territorial, desde a dinâmica de ocupação do solo, até ao planeamento físico e urbano. 
Mário Marques

*envia assiduamente as previsões meteorológicas para o nosso blogue