01/06/2014

NOTAS



António José Seguro quer primárias no PS aberto a todos os militantes mas também a simpatizantes. Há tempos escrevi sobre esta temática e tenho dúvidas e temores- Primárias nos partidos benefício da dúvida

O caminho de António Costa não vai ser fácil e Seguro não se dá por vencido nem convencido.

António José Seguro ao assumir a liderança no PS ficou refém dos acordos no aparelho partidário do PS e rapidamente esqueceu-se no que sempre falou - sociedade civil. O exemplo de Matosinhos foi marcante.

Ao contrário, António Costa pode chegar à liderança do PS pela pressão da opinião pública e simpatizantes.

Vamos ver como se fará a possibilidade de simpatizantes do PS poderem votar para o candidato a Primeiro- Ministro. Isso pode beneficiar António Costa mais bem aceite e preferido fora do partido que dentro do partido.

O Governo perdeu as europeias em silêncio e este burburinho PS encobriu a falta de reacção pelo descalabro eleitoral com a pior votação de sempre.

O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do governo. E provou à saciedade a desigualdade de tratamento excessiva dos funcionários públicos em relação aos outros funcionários e trabalhadores. 

Acho piada a todos do PS , ditos influentes : Mário Soares e outros , adoptarem uma posição antes de saber o que pensam os militantes.

Queria-me rir se o PS de novo escolhesse António José Seguro.

Os partidos já não são portadores privilegiados de soluções e alternativas, e não podem pensar que monopolizam tudo na vida pública.

Não tenho a certeza se António Costa se torna líder do PS possa ganhar as próximas eleições legislativas em 2015 , aparecendo ligado a pessoas próximas de José Sócrates.

Para quê um PS ligado ou próximo de José Sócrates?

Os partidos políticos são vistos pelos portugueses, como parte do problema do que parte da solução.

O modelo clássico de partido de inspiração religiosa como diz Gramsci e com muitos rituais e  missas tem os dias contados.

JJ