07/05/2014

CIVA ( Centro de Investigação da Vida Alheia)


foto:jornal Público
O Porto  tornou-se na primeira cidade do país a permitir a circulação de motociclos e ciclomotores nas faixas BUS, à semelhança do que já acontece em várias cidades europeias. Espero que num futuro próximo permitam também a circulação de carros com mais de dois ocupantes . Se repararem nas filas de carros acontece que a maioria tem somente um condutor.

No Porto o Centro Materno-Infantil ( CMIN) , junto à maternidade Júlio Dinis, foi finalmente inaugurado..Manuel Pizarro foi quem desbloqueou a sua construção enquanto secretário de Estado da Saúde . Estava zangado e chamou à atenção para o facto de ser este Governo que o quis protelar , dando agora jeito em época de eleições. O que interessa agora politicas à parte é que os portuenses saem beneficiados.

Na Maia realizou-se um colóquio a propósito do 25 de Abril . A CMM convidou Mota Amaral e Alberto Martins. Não sei porque não se convidou pessoas de outras forças políticas? A sua realização, efectuou-se na Assembleia Municipal, seria no mínimo curial ter um representante de cada força política ( BE; CDU, etc.). Por outro lado, Alberto Martins antigo Ministro da Justiça não foi muito simpático para a Maia aquando do problema com o seu Tribunal. É política...

Em Gaia, se houver insolvência , ultrapassando o limite da dívida pode ter que recorrer ao Fundo de Apoio Municipal , sendo nomeado um gestor do Governo. É um problema e a CMG fica controlada por uma espécie de troika do Governo central.

Em Gaia foi anunciado no inicio de mandato que a factura da água iria baixar , contudo quem vive em Gaia, vê que  a factura da água aumentou. Afinal, acontece precisamente o contrário! Alguém me sabe explicar o porquê?

Matosinhos ficou sem uma bandeira azul na praia de Leça da Palmeira mas ganhou em cultura com a programação do Cine-Teatro Constantino Nery.

Em Matosinhos, vai-se realizar Literatura em Viagem na Biblioteca Municipal Florbela,que apresenta como tema uma viagem aos territórios onde se move a literatura, através de mapas criados pelos livros. Presente José Sócrates, Eduardo Lourenço, entre outros.

O selfie de Ellen Degeneres, rodeada de estrelas de Holywood, tirado na cerimónia dos Óscars, entrou para a história como o mais partilhada no Twitter, ao superar um milhão de tweets. Acabou por bater Obama na publicação mais partilhada no Twitter, referente a uma imagem em que o presidente aparece abraçado a Michelle depois da sua reeleição. 

Em Portugal como é habitual somos uns macacos de imitação fez-se um selfie de socialistas com António José Seguro, António Costa , Francisco Assis e Martin Schulz e outros.

A moda pega mas vem sempre muito atrasada. O Papa já fez selfie assim como  presidentes de vários países. Um dia destes, vamos ter um selfie do governo e outro da família Cavaco.

Porém o selfie está ultrapassado, a nova moda no Instagram é o shelfie. Em vez de se fotografarem (selfie), os cibernautas estão a divulgar imagens das suas prateleiras (shelfie) de casa, exibindo como arrumam as suas coisas. Vamos ver se começam aparecer nas prateleiras alguns políticos portugueses.

O PSD fez recentemente o seu congresso e conseguiu juntar grande parte dos seus ex-líderes . No aniversário dos 40 anos do PSD , no Porto, desta vez, até esteve presente Manuela Ferreira Leite arqui-rival de Pedro Passos Coelho. Marco António tem primado pela organização e apaziguamento interno.

Nas eleições europeias a abstenção vai bater um recorde. Há  deserção de militantes dos partidos,descrédito, ineficácia crescente dos políticos, ascensão do populismo, tecnocracia, anti-parlamentarismo, crescente número de cidadãos que aspiram em vão à participação na politica. O tempo está a esgotar-se. As coisas mudam de imediato ou haverá uma deriva. Estamos a destruir a democracia limitando-a a eleições.

JJ

4 comentários:

  1. Bom texto! O carro é o melhor "amigo" do português, são mesmo inseparáveis ! A imagem perfeita é num fim de semana de sol e apreciar a fila imensa desde Espinho, percorrendo a costa até à ponte D.Luis, atravessando e finalizar na Foz do Douro, é um espectáculo deprimente!
    Contudo, a rede de transportes é ridículo e rudimentar, em relação a outros países europeus ( muitos deles geridos por privados) o investimento neste sector é deprimente, fomos os reis do betão e auto-estradas para quê?
    Em relação a Gaia, perante a sua insolvência , deveria ser gerida por gestor de insolvências até reequilibrar as suas contas, em vez de ter mais uma nome comitiva a ganhar ordenados chorudos e injustificados !
    Os exemplos de gestão danosa dos municípios são a prova que a TROIKA de nada serviu e que nada mudou, apenas nos foi apresentada como o Gigante Adamastor que nos atormentava diariamente, para desviar a nossa atenção sobre aquilo que nada foi decidido ou as alternativas escolhidas e negociadas pelo governo com a TROIKA para escapar ás várias reformas necessárias .

    Para terminar, a cerimônia levado a cabo pelo PSD, foi mais uma imagem decadente da nossa sociedade, uma festa "grandiosa" e "pomposa", financiada também pelos contribuintes nacionais através dos subsídios que os partidos recebem do orçamento do Estado e do outro lado da rua estarem famílias inteiras onde lhes foram retirados subsídios de doença aos filhos com as várias deficiências de aprendizagem, enfim isto não é uma questão de política ou ideologias, mas sim de existir um sistema sujo e de culto pelo poder e dinheiro. Aquela primeira fila é uma verdadeira montra de corruptos, hipócritas , sanguessugas e de mercenários vendidos ao poder central, uma vergonha !!
    Eu não sou economista nem matemático , mas mesmo com um saldo primário ( o 1o ao fim de muitos anos) como vamos repor a diferença entre a taxa de juros em mínimos de dívida pública ( 2.33% ) desde 2011 e crescimentos da economia de 1 ponto qualquer coisa % (previsão ) ??

    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Os municípios são o maior cancro deste país.

    Luís Coelho, ex-autarca de Faro, presidia à câmara quando declarou 68 mil euros.
    Hoje, tem 17 empresas e comprou dívida de milhões a Aprígio Santos...!
    Mais palavras para quê???

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo JJ. Muito boa resenha.
    Depois de ter vindo de Angola e da Alemanha, consigo ficar a par de um conjunto de iniciativas interessantes e opinião assertiva num único texto rápido, que é muito difícil de se fazer.

    Parabéns.

    Abraço

    Mário Russo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo de novo. Fazes falta pelo tua postura, inteligência e comportamento.

      Porém o Blogue não pode parar , sempre em movimento...

      Eliminar