27/05/2014

António Costa e os estatutos do PS



Os estatutos do PS no artigo 54.º no ponto 3 dizem o seguinte: Congresso extraordinário convocado pela maioria das Federações que tenham a maioria dos militantes. 

Para se perceber melhor como funciona o PS, uma Federação existe em cada distrito do país: Lisboa, Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, etc. As concelhias existem em cada município normalmente. A Federação do Porto engloba várias concelhias : Porto, Matosinhos, Gaia, Maia, Trofa, etc. Vamos ver se António Costa tem a maioria das Federações por ele. 

"
3. O Congresso Nacional reúne, ordinariamente, nos cento e vinte dias seguintes à realização de eleições para a Assembleia da República, antecedido da eleição do Secretário-Geral e, extraordinariamente, mediante convocação da Comissão Nacional, do Secretário-Geral, ou da maioria das Comissões Políticas de Federações que representem também a maioria dos membros inscritos no Partido. "

António Costa ou andou até agora a nanar deixando o PS à mercê das circunstâncias sem acautelar uma possível candidatura ou como a formiga fez o trabalho de sapa já algum tempo a esta parte e avança com tropas no terreno.


Vamos ver , agora que quer ser líder do PS , pode nem conseguir ir a votos. António José Seguro , como inseguro que é, blindou os estatutos para ficar no poder até às legislativas. Ou pode muito bem esse Congresso ser convocado pelo  António José Seguro  sem que os militantes o façam, mas não faz o seu estilo. Só o fará se tiver a certeza que vence o Congresso e não será apeado do poder.

Esta luta surda durante muito tempo, tornou-se audível e vai tornar-se numa algazarra.Para o governo é ouro sobre azul depois desta derrota, porém no futuro, uma possível liderança de António Costa tornará o ouro, latão e um adversário temível e provavelmente vencedor.

Vamos ter um verão quente e rosado...

JJ