19/04/2014

PÁSCOA


A Páscoa significa passagem, é um evento religioso cristão, normalmente considerado  como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo,que na Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa, se dá  o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

Gosto muito mais da Páscoa do que do Natal . A Páscoa também é uma data que se aproveita para  reunir a família mas sem exageros e excesso de consumismo. Não tenho que andar a dizer sempre «desejo Boa Páscoa» e a receber e a enviar por cerimónia SMS. Mais calmo, mais sereno, mais humano.

Esta data é sempre celebrada num fim-de-semana prolongado, a chamada Semana Santa. Há alguns anos ia para o Algarve apanhar uns banhos de Sol e mudar de ares. Agora com a idade já não gosto tanto de andar de carro e fazer viagens longas.Fico por casa.

Um dos símbolos da Páscoa é o coelho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exactamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.
O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz.

Fazendo um pouco de reflexão, a politica em Portugal também tem um coelho, Pedro Passos Coelho ( PPC), mas não lembra fertilidade, lembra-nos austeridade e severidade. O ovo como símbolo , apetece aos portugueses não oferecer, mas atirá-los ao PPC.

Enfim! Apesar desta vida ser uma passagem , está a tornar-se difícil e sem sentido.

JJ