07/04/2014

Clube dos Pensadores recebe Arménio Carlos

HOJE

Clube dos Pensadores recebe Arménio Carlos, líder da CGTP

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores ( CdP) convidou Arménio Carlos , líder da CGTP para estar presente no dia 7 de Abril , segunda-feira, pelas 21:30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Arménio Carlos é líder da CGTP desde Janeiro de 2012 e integra o comité central do Partido Comunista Português .


Num momento particularmente gravoso para os trabalhadores portugueses e muito próximo da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril , assim como do 1º Maio, Dia do Trabalhador é importante ouvir a voz de quem representa a CGTP , a maior central sindical portuguesa. Num futuro próximo o Clube dos Pensadores vai procurar ter presente o líder da UGT, Carlos Silva.

Numa altura em que tudo aumenta : factura da luz ; factura da água ; IVA a 23% ;  sobretaxa de IRS; CES ( Contribuição Extraordinária de Solidariedade); etc.. Por outro lado baixam os rendimentos disponíveis dos trabalhadores, os seus salários . Paga-se cada vez mais para ter uma saúde pública exemplar e uma educação universal digna.

O desemprego é um flagelo social e um drama insolúvel. Estamos a cortar na despesa à custa de quem trabalha por conta de outrem. A maioria dos portugueses, não todos, tem feito sacrifícios impensáveis e deixaram de viver. Estão resignados a viver um dia de cada vez sem projectos e futuro.

A sociedade portuguesa deixou de sonhar e quem não sonha não faz coisas bonitas. A frieza com que o governo olha para os desempregados é atroz e fica como uma marca indelével deste governo.
O dever de um governo é olhar pelos seus cidadãos. O governo deveria fazer ver à troika a necessidade de activar a economia para gerar emprego. Quanto mais cortes e austeridade há, mais os portugueses ficam dependentes de subsídios e mais se agrava o défice apesar de estarmos sempre a cortar.
Vivemos numa sociedade em clivagem , conflito social  e de divisão. Coloca-se  empregados contra desempregados , pessoas doentes contra pessoas sãs , novos contra velhos , trabalhadores privados contra trabalhadores públicos, reformados da Segurança Social contra  pensionistas da CGA , ricos contra pobres , sindicalizados contra trabalhadores, grevistas contra não grevistas e população , empresários contra trabalhadores, etc..
O CdP já recebeu Carvalho da Silva , antigo líder da CGTP, Mário Nogueira líder da FENPROF e outras figuras de esquerda como Jerónimo Sousa, líder do PCP, João Semedo , coordenador do BE.
Por outro lado, o CdP , ao longo da sua existência teve presente figuras de vários quadrantes políticos e sociais:Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro; Paula Teixeira da Cruz, Ministra da Justiça; Jorge Miranda, reputado constitucionalista; Procuradora-Geral Adjunta Cândida Almeida;  Paulo Portas, Vice- Primeiro-Ministro ; António José Seguro, líder do PS; Pedro Santana Lopes ex- Primeiro-Ministro ; Alexandre Soares dos Santos, charmain da Jerónimo Martins; Belmiro de Azevedo charmain da Sonae; etc.. 
CdP