15/03/2014

CIVA ( Centro de Investigação da Vida Alheia )




Cavaco Silva igual a si próprio dá uma no cravo outra na ferradura : veta o aumento dos descontos para a ADSE de 2,5% para 3,5% mas aceita cortes nas pensões a partir de 1000€.

O que deveria era vetar as duas coisas, o aumento da ADSE é um imposto encapotado sobre os salários dos funcionários públicos. Cortar as pensões é confiscar quem fez descontos toda a sua vida.

O princípio da boa-fé, o princípio da protecção da confiança consagrados na Constituição Portuguesa são letra morta. Comete-se todo o tipo de atropelos sobre os cidadãos para pagar uma dívida monstruosa e impagável.

O Estado não honra a palavra e o compromisso deste modo os cidadãos sentem.se desobrigados a cumprir leis e a respeitá-las

A CMG vai desbloquear 400.000€ para requalificação do Jardim do Morro e o Marés Vivas vai de vento em pompa. Já o Mundial de Futebol de Praia está em stand by.

Em Matosinhos, o presidente da Junta Pedro Sousa detecta irregularidade no pagamento a António Parada . Porém António Parada já tinha devolvido essa quantia processada indevidamente pelos serviços.

Acho esta questão, um exagero. Compreendemos que Pedro Sousa queira ser o próximo candidato à CM Matosinhos para substituir Guilherme Pinto, mas não é necessário tanto excesso de zelo e atitudes persecutórias . Há outras formas de mostrar serviço...

Ainda há pouco tempo Pedro Sousa e António Parada eram colegas de partido .

Não entendemos tanta animosidade e perseguição. Há tantas coisas erradas e mal explicadas do anterior executivo e não vejo fazer-se um sururu tão grande.

Na Maia tanto espalhafato e algazarra pelos pórticos nas SCUT , mas ainda se paga . Tanta pompa e circunstância a anunciar que iriam ser retirados, mas ainda lá estão. Ainda recentemente tivemos que pagar por passar numa zona de Maia. Decidamente Bragança Fernandes não tem influência ou não consegue fazer valer as suas reivindicações aos seus colegas de Governo.

O Clube dos Pensadores  ia festejar o seu 8ºaniversário com André Villas- Boas mas o nosso convidado arranjou equipa para ir treinar. Boa sorte para ele , bem merece.

O CIVA constatou que quando foi anunciado o nome de André Villas-Boas poucos ligaram a dar os parabéns por tão brilhante escolha . Todavia quando se soube da sua impossibilidade mais que justificada o telemóvel de Joaquim Jorge não parava de tocar.

Provavelmente lágrimas de crocodilo ou é mais fácil ligar a alguém para lamentar do que enaltecer? Não sabemos. O que sabemos, é que faz parte da mentalidade dos portugueses: vão mais depressa ao funeral de um amigo do que ao aniversário desse amigo.

Como dizia Manuel Antunes: ao perscrutar os "factores microscópios" que não aparecem nos relatórios e nos inquéritos, mas que explicam em grande medida , enquanto atitude mental , o nosso atraso secular , aponta a inveja , o ressentimento e o queixume como factores que obstruem o progresso. Nós acrescentaríamos , o ciúme e a incapacidade de fazer igual ou melhor procurando fotocopiar a originalidade.

O Clube dos Pensadores está bem e recomenda-se, já tem dia 7 de Abril , um grande debate.