08/01/2014

O Panteão e Eusébio

O Panteão Nacional abriga os  heróis da História de Portugal, tais como D. Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral ou Afonso de Albuquerque.

 As personalidades que estão sepultadas actualmente os escritores :Almeida Garrett ; Aquilino Ribeiro; Guerra Junqueiro ; João de Deus; Aquilino Ribeiro. Os presidentes da República: Manuel de Arriaga ; Óscar Carmona ; Sidónio Pais ; Teófilo Braga. 

Excepcionalmente encontra-se Humberto Delgado , o general sem medo e opositor ao Estado Novo e a fadista Amália Rodrigues .

O Panteão Nacional acolhe os túmulos de grandes vultos da história portuguesa. Porém eu gostava de saber qual o critério de escolha?Por exemplo, Aquilino Ribeiro era acusado de terrorista por alegado envolvimento no regicídio de 1908. Por outro lado estou de acordo com Filomena Mónica , não compreendo porque Eça de Queiroz não está no Panteão.

Seria importante definir-se um fio condutor na forma como se acolhe grandes vultos e heróis da nossa História. Eusébio foi um enorme jogador e um grande homem mas acho um exagero colocá-lo no Panteão Nacional. Se o fizerem, outras figuras também merecem estar lá e porventura outras deveriam sair. Não se pode ir para o Panteão só porque se foi presidente da República.

O critério de escolha não pode ser feito só porque alguém se lembrou e o disse e, depois de forma emocional e por impulso fazê-lo. Eusébio é um vulto do desporto nacional e internacional , o seu Panteão é a sua imortalidade pelas suas arrancadas estonteantes , os seus livres, as suas jogadas de partir os rins aos adversários ; a sua arte e magia no jogo. O resto acho um exagero que me desculpe o Eusébio que tanto gostava e o admirava. Do mesmo modo acho que a Amália Rodrigues não deveria estar lá. Há tantos portugueses que não gostam de fado e é a nossa má sina.

JJ