22/01/2014

Não se iludam...

A economia portuguesa continua a destacar-se entre os países da União Europeia que mais dívidas têm a seu cargo. 

Na lista dos mais endividados da União Europeia, segundo o Diário Económico, Portugal ocupa ainda um lugar no pódio: está na terceira posição, com uma dívida de 128,7% do seu PIB. O primeiro lugar é ocupado pela Grécia, que suporta uma dívida pública de 171,8% da riqueza que produz anualmente. 

 
Em termos absolutos, os gregos deviam 317,3 mil milhões de euros em Setembro do ano passado. Nós andamos lá perto.

Deste modo não se iludam e tenham juizinho. A troika pode ir embora a 15 de Maio, ou ficar com um pé cá e outro lá (programa cautelar). Todavia as dívidas ficam cá e terão que ser pagas.

 
Não podemos continuar a ser um país bipolar, do tudo ou nada. Ainda há pouco tempo estávamos falidos e agora de repente estamos na maior. Sejamos poupados, equilibrados e vivamos com o que temos e podemos sem arautos de novo-riquismo e gastar à grande e à francesa.

 
Há gente que nos quer fazer crer que a troika indo embora, tudo vai melhorar e ser um passeio de fadas. Não! Portugal para ser um país sério e honrado vai demorar muito tempo. Reparem que ainda nem começamos a pagar o que devemos! Ainda vamos receber uma ou duas tranches em dinheiro pelas novas avaliações da troika. Depois só vamos começar a pagar a partir de 2016. Claro! Depois das eleições legislativas de 2015.

Portugal é um país endividado por culpa de todos nós: dos governantes que elegemos, do povo que não soube votar noutras pessoas; por sermos corruptos e chico-espertos; por não sermos sérios; etc..

JJ