Morreu o Eusébio! E morreu um pouco da minha geração que se revia neste fabuloso jogador. Um símbolo de Portugal e infelizmente aproveitado pelo regime ditatorial da altura.
Eusébio, no Benfica , nem sempre foi bem tratado. Recordo-me que chegou a vaguear , no final da sua carreira por várias equipas, inclusive, o U.Tomar.
Eusébio é alguém que pertence aos portugueses , pela sua unanimidade no reconhecimento, do seu mérito e na sua categoria . Não é de nenhum governo , nem de nenhum clube. Jogou no Benfica , mas também na selecção nacional e é alguém querido dos portugueses.
Sempre amou o Benfica mas era um jogador que toda a gente reconhecia aptidões extraordinárias : remate ; corrida ;jogo de cabeça ; sentido posicional ; arrancadas estonteantes;etc.
Os adeptos das equipas adversárias chamavam-me depreciativamente , «barrote queimado» porque era de cor negra, mas lembro-me o medo que tinham da sua capacidade de ganhar jogos e também do respeito que merecia pela forma humilde e educada como estava em campo e fora dele.
Ultimamente gerou-se polémica com Cristiano Ronaldo, qual deles seria o maior. Com todo o respeito são os dois grandes em épocas diferentes e com percursos diferentes .
Porém podem igualar Eusébio muitos jogadores portugueses mas ele será o Maior e nunca ultrapassado. A nível internacional não ficava nada a dever a Pelé ou Maradona.
Eusébio foi uma pessoa que me fez acreditar nas capacidades de Portugal e me acompanhou nestes anos todos.
Para mim Eusébio não vai morrer é imortal!
JJ