03/12/2013

PS Gaia: eleições internas



O PS por via da alteração dos seus  estatutos é obrigado a  realizar eleições internas para  as concelhias após as eleições autárquicas . Esta eleição passou a efectuar-se de 4 em 4 anos. Onde o PS perdeu as eleições autárquicas, há movimentações e disputa. Onde venceu a calma e serenidade, pela força de quem obteve um bom resultado é norma.

Sempre achei que em democracia, uma eleição, qualquer que ela seja,deve ser disputada, ter mais do que um candidato, propostas e ideias diferentes.

Em Gaia, para a concelhia do PS , há só um candidato, Patrocínio Azevedo , que se recandidata.

 Para além de muitas outras competências,  tem o dever de desencadear e assegurar o cumprimento do processo de designação do primeiro candidato para o órgão autárquico municipal, isto é, indicar o candidato à Câmara Municpal. Foi o que fez,e bem, Eduardo Vítor Rodrigues venceu.

Por outro lado deve assegurar uma adequada coordenação entre os autarcas eleitos para os órgãos locais e as estruturas do Partido, tendo em vista a definição conjunta da política autárquica a prosseguir no âmbito do concelho.

Deve apreciar a situação política geral, e em especial os problemas da área do respectivo concelho de Gaia . Porém  não deve deixar de ter um sentido critico e ouvir opiniões dos seus membros , pois é o vice-presidente da CM Gaia, não sendo a pessoa mais indicada para o fazer.

A sua recandidatura tem como uma das bandeiras organizar anualmente uma academia politica ! Isso já está como sua obrigação nos estatutos:organizar uma reunião anual dos socialistas do concelho, na qual participem designadamente, e por direito próprio, todos os membros da Comissão Política Concelhia, com e sem direito de voto, todos os autarcas socialistas eleitos e em funções, assim como, pelo menos, cinco representantes da JS indicados pela sua estrutura competente.

Nada que não faça parte dos seus deveres e obrigações,o que é novo, é ser aberto a independentes e activistas políticos. Estou para ver…
Em campanha eleitoral falam muito em independentes e sociedade civil , porque lhes dá jeito mas depois fazem ouvidos de marcador. 

JJ

(Da eleição da Comissão Política Concelhia)
1. A Comissão Politica Concelhia é eleita pelos militantes inscritos nas secções de residência do concelho respetivo, de entre listas completas, segundo o sistema proporcional da média mais alta de Hondt, suportadas, obrigatoriamente, por moção de orientação global subscrita pelos candidatos.
2. As eleições decorrerão até noventa dias após a realização de eleições autárquicas.
3. O número de membros eleitos de cada Comissão Politica Concelhia é definido pela Comissão Política da Federação, sob proposta do Secretariado da Federação.
- See more at: http://www.ps.pt/partido/estatutos-do-partido-socialista.html?limitstart=4#sthash.2CPH5IAz.dpuf