Nelson Mandela se fosse vivo gostaria de todas as honras, elogios e reconhecimento pelo que foi. Porém agora deveremos recolher ao silêncio. Há um tempo para tudo , já se enalteceu a figura ímpar que Nelson Mandela foi,agora deveremos recatarmo-nos e não gastar mais palavras, por respeito por ele, e pelo que ele é para nós todos. Não pode, não deve haver aproveitamento de uma homem com um H enorme, um libertador, com a força da concórdia e que renunciou à sua reeleição, isto é, - ao poder.
Todos nós que nos identificamos com Nelson Mandela sem segundas intenções perdemos um pouco da nossa liberdade pela sua autoridade de impulsionar o perdão sendo um símbolo de união.
Todas as homenagens são poucas, mas agora devemos ficar em silêncio pensando sempre nele. Como ele nos ensinou a sair de cena de uma forma discreta , nós também o devemos fazer em relação a falar da sua pessoa. Por favor abstenham-se de emitir mais opiniões e de falar.
Em sua homenagem estejam em sossego, quietude e calma sem ruído de fundo. Nelson Mandela até a morrer , morreu como era , devagar . Façamos uma despedida , sem pressa, lentamente e vagarosamente , saboreemos a sua despedida como saboreámos a sua vida e os seus ensinamentos.
JJ