23/12/2013

Críticas



Aqui neste espaço e nas actividades do Clube dos Pensadores evidentemente que não o podemos negar, gostamos que valorizem o "meu", o "nosso" trabalho e algumas críticas custam a aceitar.

Não é fácil aceitar criticas e defendermo-nos de ataques verbais e encaixar as censuras. É preciso ter alguma dose de confiança e segurança para receber a opinião de outras pessoas, paciência e auto-controle.

Se a crítica é construtiva, pode ajudar a vermos as coisas de outra maneira. O Clube dos Pensadores não é perfeito e está em constante aperfeiçoamento e melhoramento. Eu próprio tenho n defeitos, muito mais que o Clube. Contudo contribuímos para que se façam debates e se evolua na sua metodologia, dando voz a quem assiste.Que as pessoas despertem para os problemas , estejam atentas , se informem e pensem.

Vivemos numa sociedade que sobrevaloriza o êxito e menospreza o fracasso, noticia o mal e ignora o bem

A maioria das vezes a crítica é feita por anónimos, em tom depreciativo, com ira, raiva e que não conseguem controlar o que dizem, com ataques pessoais e ofensivos.

Muitas criticas contra o Clube dos Pensadores projectam o ódio, ciúme e inveja que sentem em relação a  mim ( Joaquim Jorge), procuram esmagar, amachucar e faltar ao respeito.

Escutar criticas não nos obrigam a estar de acordo com elas, em parte ou na totalidade. Há criticas que realmente interessam que valem a pena escutar são as que permitem que nós melhoremos. Há outras que ignoramos e damos ao desprezo.

Na hora de criticar o Clube dos Pensadores quem nos critica acha-nos importante, muitas críticas são repetidas, outras sem cabimento.

Este ano recebemos críticas boas e más e outras que o Clube iria acabar... 

Porém aqui estamos enquanto nos quiserem. Apetece-me dizer: «diz-me como criticas e dir-te-ei quem és» e também, «diz-me como aceitas críticas e dir-te-ei como queres ser».

JJ


*foto do nosso primeiro convidado, em Março de 2006, Vicente Jorge Silva ex-director do jornal Público