03/10/2013

A ressaca do PSD


O PSD sai muito mal destas eleições autárquicas e muitos autarcas vão ficar desempregados o que vai com certeza agitar a vida interna do partido. Há vários factores que contribuíram para a derrocada laranja : as escolhas dos candidatos ; a forma como foi conduzido o processo autárquico ; os dissidentes do PSD ( Rui Rio, António Capucho, etc.) ; a estupidez de decisões como cortes das pensões e a lei das 40 horas, em cima das eleições ; etc.

Porém o factor determinante foi um sério aviso ao governo PSD pelas suas politicas de excessiva austeridade. Os portugueses aproveitaram o ensejo para dizerem alto e bom som que este não pode ser o caminho.

O PSD deve temer pelas eleições europeias, em que será penalizado ainda mais e a onda será em crescendo até às eleições legislativas.

Os portugueses depois dos protestos e manifestação de rua , fizerem ver os seus propósitos. Apesar de estas eleições serem locais e personalizadas , aproveitaram para dizer o que querem e o que não querem . Quem pagou , por isso, salvo raras excepções foram os candidatos do PSD.

O CDS com o seu silêncio procura passar despercebido e que não é nada com ele, mas também contribui para a pesada derrota do PSD, pelo menos, no Porto, o que não é de somenos.

JJ