Li que a partir de hoje alguns eleitores já podem votar para as eleições autárquicas. O voto antecipado é permitido em condições especiais definidas por lei: militares, agentes das forças de segurança ; bombeiros; presos; trabalhadores que para cumprirem as funções profissionais;
; desportistas que vão representar uma selecção ou federação no estrangeiro no dia das autárquicas ; pessoas que por motivo de internamento hospitalar não vão poder ir à assembleia de voto; estudantes deslocados; etc.
O voto antecipado deve ser feito na câmara do município onde o eleitor está recenseado.
Nos tempos que correm e com a vertiginosa evolução deveríamos evoluir para tornar simples o acto de votar . Já existe o voto electrónico na assembleia de voto .
Porque não o voto a partir do nosso telemóvel ou computador? Faz-se tantas coisas com o telemóvel , para além de fazer e receber chamadas. Porque não mais uma?
Seria uma medida provavelmente contra a abstenção e permitiria que não houvesse perdas de tempo e contratempos na vida das pessoas . Votar é um direito e um dever cívico , mas não pode ser uma maçada e uma complicação e um contratempo.
Para bem de todos devemos agilizar processos , sem burocracias , por uma maior celeridade , até para votar. A democracia agradece ,a cidadania também , e por fim , os cidadãos.
Não faço a mínima ideia quanto ficará uma aplicação fiável e consistente dessas para telemóvel e computador, mas tenho a certeza que no futuro se iria recuperar esse dinheiro, em papel , logística e tempo.
JJ
