Um dos grandes derrotados destas eleições autárquicas são as sondagens . Andaram a difundir projecções, sem nexo e sem controle, e enganaram-se redondamente.
Salvaram-se as últimas feitas pela Universidade Católica que mostraram maior fiabilidade. As sondagens deram quase sempre Menezes a vencer e fica em terceiro lugar , com vitória de Rui Moreira. Em Gaia , o Guilherme Aguiar já estava mais do que eleito presidente e venceu Eduardo Vítor Rodrigues de forma inequívoca , muito próximo da maioria absoluta e Aguiar ficará provavelmente em 3ºlugar.
Em Matosinhos, havia um empate técnico e foi o que se viu ,Guilherme Pinto arrasou com uma maioria absoluta , apesar de José Seguro ter ido a Matosinhos , n vezes.
Deste modo é preciso questionar quem faz sondagens e como as faz e são divulgadas. Deve haver um controle e legislação que defina cabalmente as sondagens e a forma como são feitas . O descrédito é total. Estamos fartos de ser enganados e manipulados.
Um grande vencedor é Rui Moreira ( independente) e Rui Rio que tudo fez para não deixar a CMP ao seu arqui-rival Luís Filipe Menezes. Outro é António Costa que vai tirar o sono a António José Seguro.
Dois derrotados : Luís Filipe Menezes ( não esperado ) e Fernando Seara ( esperado e carne para canhão).
Outro vencedor e ao mesmo tempo derrotado é o PS e Seguro. . Porque não tendo o cuidado nas melhores escolhas para os seus candidatos perdeu algumas cidades emblemáticas : Matosinhos ; Braga , etc. Ganhou Lisboa, Gaia, etc., mas soube a pouco.
O PSD e o Governo são os grandes derrotados e deve-se fazer uma leitura nacional subjacente a este descalabro - o voto de protesto contra a política do governo.
O PCP é um dos vencedores e o BE soou o alerta vermelho que está em queda livre.
Este resultado eleitoral é a pior coisa que pode acontecer a um governo que está a elaborar o Orçamento de Estado para o próximo ano e um aviso à troika para que modere a sua avidez com a austeridade.
JJ