26/09/2013

Berlim,uma melancolia...

Hercília Oliveira
Embora a viagem fosse a Hamburgo, fazia já parte dos planos darmos um salto a Berlim, e assim foi.

E foi sem dúvida uma boa ideia. Hamburgo é uma cidade muito interessante, mas Berlim, além de mais bonita e com aspecto de grandiosa com avenidas largas e enormes, tem os famosos monumentos históricos e que são muitos.

Um dos mais recentes é o alusivo ao Holocausto e do qual não gostei pela  forma que é retratado e  que em vez de levar as pessoas a meditar, as leva a divertir por parecer um simples labirinto.

Aliás, toda a cidade nos transporta a uma época histórica ainda recente, que foi bem marcante e consequente para toda a Europa e não só.

Mas o que na verdade me marcou e que não vou com toda a certeza esquecer, foi o encontrar subitamente diante dos meus olhos, o East Side galery!

Então, com a envolvência da emblemática ponte Oberbaum e o rio Spree, testemunhas de todas as situações desesperantes que se passaram diante deles, deixou-me muito abatida e com uma enorme vontade de ter ali, naquele momento alguém que me relatasse e respondesse a muitas questões que me vinham ao pensamento.

Apesar de logo adiante termos entrado num recinto com música e câmaras de tv que faziam reportagem a um grupo político ( pelo aspecto dos apoiantes e por um dos nomes: "Pirates", deviam ser anarquistas...) e que assistimos ali à vitória da Merkel, não me saía do pensamento os momentos vividos diante da East Side galery , e ainda hoje, uma grande melancolia me traz ligada àquela cidade onde vou querer voltar e com mais conhecimento da época marcante que ela viveu.

Se há cidades que nos tocam e nos cativam, Berlim é para mim uma delas.