Paulo Portas demite-se , mas já o devia ter feito há muito tempo. Não concordava com as politicas do governo, deveria ter batido com a porta, quando o rumo dos acontecimentos não lhe agradavam e nada tinham que ver sobre a sua concepção de politicas para um governo de Portugal
A que é que se deve esta decisão ? A escolha de Maria Luís Albuquerque para substituir Vítor Gaspar? Tem que ver com o Congresso do CDS/PP que se realiza este fim-de-semana? Ou a oportunidade de se demarcar de vez deste governo?
São perguntas pertinentes que para mim tem uma única resposta . Paulo Portas , o governante mais politico deste governo , viu com a demissão de Vítor Gaspar , o fim de um ciclo deste governo e jogou na antecipação.
Este governo há muito tempo que tem os dias contados , só não quer ver o PR ( não sabemos o porquê?) , os deputados da maioria que receiam perder os seus lugares , e os governantes por razões óbvias.
Agora segue-se a queda do governo e um congresso extraordinário do PSD que pode acontecer antes das eleições autárquicas , de 29 de Setembro.
Paulo Portas com esta jogada de antecipação salvou a sua pele dentro do CDS , mas não sabemos se acontece o mesmo para com os portugueses. As sondagens indicam uma queda acentuada do CDS , para além do desastre do PSD.
Pedro Passos Coelho tem os dias contados e agora o seu pai , vai fazer uma festa e recebê-lo de braços abertos . O governo de Pedro Passos Coelho , acabou.
Este governo é inaudito,dá posse a um Ministro das Finanças que pode nem aquecer o lugar com a demissão de Paulo Portas , não há santa que lhe valha.
JJ
comunicado de Paulo Portas