Cavaco Silva fala ao país no domingo às 20h30 . Este homem adora criar tabus e que se fale do que vai dizer ou do que pensa. Já devia ter decidido e não deixar passar mais dois dias.
Andamos a perder tempo. Cavaco Silva nunca exerceu um magistério de influência, chamou o PS para a mesa das negociações e do diálogo desde o inicio deste governo. O PS ao ter uma nova liderança com a saída de José Sócrates , sabia-se que António José Seguro não esteve na assinatura do memorando, iria procurar demarcar-se desse compromisso.
Por outro lado , pela história recente da nossa democracia , o PS nunca aceitou acordos , sendo o segundo partido. Isto é ,houve o bloco central entre o PS e PSD , porque nessa altura o PS era hegemónico em relação ao PSD. O PS nunca aceitou ser figura secundária num acordo , adora liderar e ser o protagonista principal.
Deste modo esta solução estava condenada ao fracasso. Portugal precisava de ter um Presidente mas não este tipo de Presidente , ausente , omisso, fechado e a falar sozinho do seu palácio.
Não estou muito preocupado com o que Cavaco Silva vai decidir : convocar eleições ; dar posse a um governo remodelado; manter actual governo; formar governo de iniciativa presidencial.
Qualquer solução é má e vamos ficar pior do que estamos actualmente. Não temos tino e armamo-nos ao fino. Somos uns tesos , sem dinheiro mas continuamos a ser uns peneirentos , pensando que somos muito importantes, mas não temos onde cair mortos.
Tenho pena de ser português . Toda a gente já percebeu que depois da crise despoletada pela demissão de Vítor Gaspar e a seguir de Paulo Portas ( parece que toda a gente já se esqueceu) , vamos ficar pior do que já estávamos.
JJ