O Clube dos Pensadores comemora em Março de 2013 , o seu sétimo aniversário. Joaquim Jorge convidou Belmiro de Azevedo para se associar a essa data.
O local é como habitualmente no Hotel Holiday Inn , pelas 21:30 , no dia 18 de Março , segunda-feira.
O tema do debate:
“Será sobretudo sobre opções para criar muitos empregos a baixo custo, tirando partido sobretudo dos sectores primários (floresta, agricultura, mar, turismo, sol, clima), com valor acrescentado por mão-de-obra ainda muito útil para o sector primário e mesmo primeira transformação de produtos do sector primário).
O financiamento da economia, em clara desvantagem face às opções do governo:
1º Estado
2º Sector Financeiro
3ºA Economia.
Belmiro de Azevedo , engenheiro ,é conhecido também pelo seu carácter empreendedor, pela sua ousadia e pela frugalidade que cultiva pessoalmente e que se estende à gestão e à cultura do Grupo Sonae. Faz parte das personalidades mais ricas do Mundo , sendo uma referência de empreendorismo em Portugal e no Mundo. Durante anos foi considerado o cidadão mais rico de Portugal.
Belmiro de Azevedo recentemente deixou de integrar a comissão executiva da Sonae Indústria, mas mantendo-se como presidente do conselho de administração da empresa.
Neste momento particularmente difícil que Portugal atravessa , em que há derrapagem do défice e as metas do PIB falharam de novo,é importante ouvir um empresário empreendedor como Belmiro de Azevedo .Portugal precisa de gente desta fibra, com garra , com querer , com visão , com capacidade de fazer e criar postos de trabalho. A redução do défice gera confiança , mas tem um impacto muito negativo na evolução da economia.Se continuarmos a fazer cortes e mais cortes sem estímulos ao crescimento.
A redução do défice é um processo inevitável, mas à custa disso ,está a tornar-se um flagelo social com o desemprego .O clima social em 2013 está muito degradado chegando ao ponto de muitas vozes pedirem a demissão do governo.
A redução do défice é um processo inevitável, mas à custa disso ,está a tornar-se um flagelo social com o desemprego .O clima social em 2013 está muito degradado chegando ao ponto de muitas vozes pedirem a demissão do governo.
Portugal tem que inverter esta situação e centrar-se em contratar pessoas. Desapareceu a geração do emprego é preciso tomar medidas para começar a ver a luz ao fundo do túnel.É necessário promover iniciativas para promover a recuperação da actividade económica e o investimento.
O Clube dos Pensadores tem pugnado por uma nova forma de intervenção cívica ,em que a democracia não se esgota nos partidos políticos.Os cidadãos têm que perceber que votar é importante , mas não chega . Quem elegemos têm que prestar contas, explicar o que está fazer e sempre que possível ouvir a opinião da sociedade civil.
Ao longo destes 7 anos o Clube recebeu figuras públicas da área política :o actual primeiro-ministro Pedro Passos Coelho ; Paulo Portas ; o líder da oposição António José Seguro; Carvalho da Silva ; Jerónimo de Sousa ; Pedro Santana Lopes ; Manuel Alegre ; Luís Filipe Menezes; Francisco Louçã ;Alberto João Jardim entre outros. Área da Economia : Medina Carreira; Bagão Félix; Miguel Beleza. Área do desporto: Vítor Baía; Fernando Gomes , presidente da FPF,Hermínio Loureiro (ex-presidente da Liga);Ricardo Costa ( ex- jogador do Porto). Área do Jornalismo: Ricardo Costa ( director do Expresso);Vicente Jorge Silva(ex-director do Público); Mário Crespo. Área musical : Pedro Abrunhosa.Área Universitária: João Peças Lopes (INESC); Francisco Ferreira ( Quercus);etc.
O ano passado, em 2012, no 6ºaniversário , o empresário Alexandre Soares dos Santos. Paula Teixeira da Cruz , Ministra da Justiça , Procuradora-Geral Adjunta Cândida Almeida , Jorge Miranda , constitucionalista , Garcia Pereira do MRPP , entre outros.
Clube dos Pensadores