A ideia ,que começou no Parlamento, ao ser interrompido o discurso de Pedro Passos Coelho , quem estava nas galerias entoou Grândola ,Vila Morena , não se pode negar que tem uma força simbólica mas atingiu os seus objectivos.
Parlamento local da democracia onde se reúnem os "representantes" do povo , com imensa comunicação social , foi o melhor local para chamar à atenção. O chamar à atenção é o único modo de conseguir que passe algo.
Seguidamente foi no Instituto do emprego com Miguel Relvas . Na passada semana começou no Clube dos Pensadores, em que houve excessos dos manifestantes utilizando um local livre , aberto e de debate de ideias . No dia seguinte ,ainda foi pior ,no ISCTE , numa conferência organizada pela TVI, onde Miguel Relvas teve que fugir . E, assim foi noutros locais onde estavam ministros , ora nas jornadas do PSD ( Vítor Gaspar e Pedro Passos Coelho) , ora em instituições públicas ( Miguel Macedo , Paulo Macedo), etc.
Ainda ontem Pedro Passos Coelho foi recebido por estudantes de Direito com um coelho enforcado, numa iniciativa da JSD, assim como apupado e cercado.
O protesto não olhou a quem os promoveu , onde foram feitos, e o modo como se poderia participar. O único objectivo foi contestar , protestar e chamar à atenção. O protesto não olhou a meios para atingir os seus fins.
E, convenhamos que foi plenamente conseguido e tinha como objectivo a preparação da manifestação de sábado , dia 2 de Março.
Os meios e a forma como foram utilizados , podemos não concordar e achar abusivos , por exemplo, no Clube dos Pensadores , clube de reflexão que dá voz às pessoas ,houve a tentativa de boicote e colar o clube ao governo , o que não o conseguiram fazer . Do mesmo modo a TVI está com Relvas , a Universidade do Porto está com Paulo Macedo ou os bombeiros de Espinho estão com Miguel Macedo.
Nas jornadas do PSD , aí sim, quem organizou e se encontrava na na sala a assistir, estava e estão com o Ministro Vítor Gaspar e Pedro Passos Coelho.
Este protesto deveria ter sido selectivo e mais organizado , mas atingiu plenamente os seus objectivos : chamar à atenção e preparar o dia 2 de Março.
Mas também teve o condão de aclarar e fazer notar as dificuldades porque estão a passar muitos e muitos portugueses com esta austeridade e desemprego.
Acho que depois do dia 2 de Março devem mudar de estilo e acção e não banalizar a Grândola, Vila Morena.
Devem pensar noutro tipo de protesto...
JJ