O Ministério da Justiça ( MJ) pretende e aconselha que os juízes desenvolvam estratégias de poupança e chama à atenção para a necessidade de boas práticas : custos com formação contínua ; transportes ;papel de impressões ; etc.
Sugere compra de passe de autocarros , só quando justificável , a comunicação electrónica em vez de papel , a configuração da impressora em modo de rascunho e a impressão de papel só quando existir necessidade legal.
Completamente de acordo , com pequenos gestos e adquirir novos hábitos no dia-a-dia pode-se poupar muito e muito dinheiro. São peanuts, mas tudo junto é muito dinheiro.
Aliás , Paula Teixeira da Cruz quando esteve no Clube dos Pensadores , apresentou-se de uma forma simples . austera e espartana. Sem excesso de comitiva e de uma forma discreta e singular.
É assim que deve ser , governar também com o exemplo. Reduzir os gastos do Estado em tempo de crise deve ser o normal , de um forma constante.
A imoralidade de utilização de viaturas do Estado para fins , não consentâneos com o cargo, uso excessivo do telemóvel, viagens, deslocações, etc. Devem ser banidos deste governo e Administração Pública.
O exemplo é a melhor forma de governar. Tudo que pode ou deve servir para modelo ou para ser imitado , esta é a forma de os portugueses verem e perceberem . O exemplo vale muito mais que milhares de vãs palavras e intenções. A cultura do exemplo deve imperar.
Porém o MJ deve pagar aos juízes o que deve- 147 mil euros em despesa de deslocação e depois exigir a partir daí , esta cultura de exemplo.
JJ