A JSD aposta no aprofundamento do regime de incompatibilidades dos políticos para melhorar a imagem dos partidos.
É uma boa proposta mas não é inovadora , neste espaço há muito tempo que falo nessa e noutras sugestões. Por exemplo, um governante não pode de uma assentada passar para o privado ( empresa) que tutelava ou tinha negociações com essas empresa sendo titular de cargo público, isto é elementar para a higiene politica e democracia.
Para além das incompatibilidades , há que sê-lo e parecê-lo. É uma questão de moralidade , referência de valores , ética e fomentar a exemplaridade.
Qualquer cidadão que exerce um cargo público não pode perder de vista o interesse público e o bem comum.
Na política há muita falta de honradez e vontade para fazer as coisas bem. É preciso instaurar hábitos que nos façam recuperar a virtude e o fundamento de normas morais.
O normal é a egolatria, o egoísmo e satisfazer os seus próprios interesses .
Parece-me que falta vontade politica para clarificar e ser exemplar nestas matérias e noutras.
Os políticos estão sempre sob suspeita devido ao poder que têm, aos interesses em jogo ,e às somas enormes de dinheiro com que lidam.
O financiamento dos partidos deveria ser reduzido ao mínimo , assim como, o financiamento das campanhas eleitorais. A JSD propõe financiamento exclusivo do Estado e pelas quotas dos militantes . Eu discordo , deve haver cada vez menos Estado, a democracia fica caríssima ao erário público. Governo , assessores , Parlamento , carros , mordomias, ordenados, subvenções , partidos polticos, financiamentos, etc.
Democracia e partidos políticos , cada vez menos dependentes do Estado e com mais transparência . Não ultrapassar certos limites por repugnância , a corrupção política dá asco e deve ser repelida por toda a gente.
O inquietante é a maioria dos portugueses perceber o que se passa e nada poderem fazer,apesar de todas as denúncias.
O alerta da JSD é bom . Porém a sociedade para mudar tem de mudar os seus membros e tomar consciência. Para mudar os partidos e o seu funcionamento é preciso que os seus militantes tomem consciência e mudem .
Há tanta coisa que na politica me incomoda pela corrupção e falta de sentido comum. A politica actualmente parece o Diabo., não há espaço para o Deus Ética.
JJ