12/02/2013

Artigo de opinião no jornal Público

Rui Moreira

Estas eleições autárquicas estão a ser noticia no Porto de uma forma desusada e constante. A culpa é da nova lei de limitação de mandatos. A nova lei não permite a continuidade de Rui Rio , deste modo, há vários candidatos ,uns assumidos , outros ainda não : Rui Moreira , Luís Filipe Menezes ( LFM) , Manuel Pizarro ( MP), falta saber os candidato do PCP e BE.
Todos os cidadãos têm direito a tomar parte na vida politica e na direcção de assuntos públicos do país e localmente.
Rui Moreira diz que concorre como independente ; porém candidatura independente tem que se lhe diga , É preciso apresentar determinado número de proposituras , é preciso bastante dinheiro para o arranque da campanha , um staff considerável , colocar-se no terreno , pessoas para concorrer nas freguesias,etc. Porém já se percebeu que se avançar terá o apoio do CDS/PP que é uma ajuda muito importante no aspecto logístico , assim como Artur Santos Silva ( presidente do BPI) financiará a campanha.
Rui Moreira deste modo tem todas as condições para ter uma candidatura para fazer um bom desempenho , mas não para ganhar como acalenta essa hipótese. Aliás a sua candidatura tem vários óbices evidentes : o primeiro parece que é empurrado pelos hostes de Rui Rio, que querem a todo o custo ,que vença toda a gente menos Luís Filipe Menezes , depois a simpatia com que é vista pela candidatura de Manuel Pizarro do PS , percebe-se que pode obstar a que LFM tenha o maior número de votos.
Sou amigo de Rui Moreira , estudei com ele no Colégio Brotero na Foz , já esteve no Clube dos Pensadores como convidado de honra, acho-o uma pessoa com personalidade , culta , afável , educada , dialogante e suficientemente inteligente para não se deixar instrumentalizar. Seria com certeza um bom presidente de Câmara , mas não nestas circunstâncias.
Não estou a ver Rui Moreira vereador de LFM ou de Manuel Pizarro. Rui Moreira tem um palco privilegiado , é presidente da Associação Comercial do Porto ( o da Associação Comercial de Lisboa ninguém conhece) , foi comentador desportivo durante muitos anos na RTPN , actualmente é assíduo na televisão em programas de economia e politica , tem uma vida boa,calma e mediatização que chegue . A sua hora para ser presidente do FC Porto pode naturalmente chegar um dia.
Porém com esta candidatura , eu sei que tem muitos apoios como António Lobo Xavier , Valente de Oliveira , Arlindo Cunha e Miguel Veiga , todos da linha Rui Rio . Azeredo Lopes ( ex-presidente da ERC) seu amigo pessoal , etc. Por fim,tem a simpatia de Paulo Portas, mas isso não chega .
Para se ganhar a CMP é preciso alguma elite mas muito povo. Eu no lugar de Rui Moreira não avançava . Porém se avançasse não excluía fazer alianças com LFM, o que não me parece à partida , pois a génese da sua candidatura é muito mais anti-Menezes que anti-Pizarro. Deste modo mostrava que não privilegiaria ninguém como parceiro pós-eleitoral e que a sua candidatura vem na linha da sua postura pública - por bem e não contra ninguém.
Rui Moreira ao concorrer poderá ter um score à volta de 10% , tirando votos a LFM , da sua área ideológica , com isso beneficiaria a candidatura de Manuel Pizarro. Deste modo a sua candidatura é tão bem vista pelos socialistas mas não me acredito que muitos deles votem em Rui Moreira. Unicamente lhes dá jeito...
Rui Moreira é sempre uma mais-valia para a cidade do Porto , não é homem de fazer "jeitos", se for a votos pode ficar com o ónus de evitar uma vitória do PSD , por sinal o partido que venceu as últimas eleições em coligação com o CDS-PP, que é de Rui Rio , seu amigo.
Rui Moreira não precisa de concorrer a nada para ser influente e ouvido , na cidade do Porto. Tem um estatuto único e invejável na cidade . Sempre esteve acima de questões partidárias. A última palavra é dele , mas tem um capital politico, social e humano que é uma pena se o desperdiça.