29/12/2012

Crónica de Angola


Valdemar F. Ribeiro
A  NAÇÃO  PORTUGUESA  E SUAS  CULTURAS . 


 A sociedade portuguesa de hoje é uma  miscigenação de raças com origens lusitanas  e  de muitos outros povos vindos de muitos lugares do planeta .
O Portugal de hoje é uma sociedade mais cosmopolita , com acesso à informação mas  perdeu muito  de sua alma lusitana  pois  a ideia de raízes culturais originais e nação fraterna se  esvaiu muito .

 Nos países mais desenvolvidos , mas não são muitos ,  o  sentimento , o espírito  de nação  é profundo e real .

 Quais as ideias  que a Europa Ocidental tem  sobre Portugal e suas culturas ?

Quais  as  ideias  que os portugueses têm sobre  a  Grécia  e  suas culturas ?  

Quais  as  ideias  que os portugueses têm  sobre os países  europeus localizados a norte ?

Naturalmente , ao se fazer uma reflexão sobre um determinado grupo ou nação . é preciso distinguir claramente  as particularidades  de  cada indivíduo e as particularidades  de cada sub-grupo dentro desse grupo e as próprias particularidades  do grupo .

 Não se pode generalizar as análises e os conceitos sobre um determinado grupo senão cometem-se  erros crassos pois  os grupos minoritários  e  os indivíduos  muitas vezes  representam um pensar diferenciado  ,  mais equilibrado ou menos equilibrado .

 Não são muitas as nações  que podem afirmar  que a maioria dos indivíduos de seu grupo têm  um pensamento realmente  cientifico , equilibrado e evoluído .

Pode-se  analisar  o exemplo da  Noruega que é considerada pelas Nações Unidas e pela UNICEF  como uma das nações mais desenvolvidas do planeta e   é cem por cento  alfabetizada , as crianças  e os mais velhos  são extremamente respeitados   e  tem um padrão de desenvolvimento económico , social e  ambiental dos mais equilibrados e  evoluídos .

A  Noruega tem menos de  cinco milhões de habitantes  e localiza-se  numa  região geográfica  cujo clima é muito hostil .

Este grupo conseguiu sobreviver  e  alcançar um grau de  desenvolvimento avançado utilizando-se de um simples  elo  denominado “ a união do grupo ” , a noção de  uma nação unida .

Com este objectivo muito bem definido , o povo norueguês construiu soluções colectivas para  alcançar um  elevado padrão individual de desenvolvimento .

Se aprofundarmos uma reflexão sobre os quatro países Escandinavos ,  podemos aprender  rapidamente qual o melhor caminho  para  alcançar um maior desenvolvimento económico , social e  ambiental .

Talvez seja importante haver uma maior interacção e aprofundamento entre as culturas portuguesas  e  as  culturas  escandinavas pois ao se conhecer melhor a  cultura do outro é possível melhorar a cultura individual e  consequentemente a do grupo aonde se insere .

 A cultura portuguesa tem aspectos evoluídos mas também tem aspectos menos evoluídos e  a  falta de união , de uma forma geral , entre o grupo  não permite um desenvolvimento maior tanto individual  como colectivo .

 Percebe-se claramente em muitos indivíduos deste  grupo um pensar muito parametrizado , preconceituoso  e  superficial , um pensar ignorante aonde não existe o sentido de união colectivo  causado por desconhecimento das raízes culturais., de onde vieram e para vão ..

  também pensadores na cultura portuguesa , e cada vez em maior número ,   de profunda visão universal capazes de  entenderem as lógicas  por detrás das palavras ,  as realidades  atómicas da vida por detrás dos pensamentos , realidades  invisíveis quando as análises  são superficiais ou preconceituosas .

 A nação portuguesa precisa de rapidamente definir melhor os objectivos a  alcançar como sociedade e  nação unida ,     reflectir se há uma responsabilidade lusitana , se há  a  noção real de uma bandeira , a noção de uma Pátria portuguesa .

As lideranças em Portugal ,  os cidadãos e os sub-grupos de cidadãos tais como o CLUBE DOS PENSADORES ,  têm o dever de  questionar e aprofundar sobres  os melhores valores  económicos , sociais e ambientais que podem  servir à nação lusitana denominada Portugal ,  se realmente pretendem  alcançar um patamar de  desenvolvimento profundo tal como  a nação norueguesa .

Basta querer pois o “penso e posso pensar” é inerente a cada individuo normal e  este afecta o grupo e vice-versa .

A natureza sapiente  ,  ao criar os maravilhosos tesouros da vida , no espaço e no tempo ,  dá-nos o exemplo de amorosa paciência .