HOJE
Joaquim Jorge , fundador do Clube dos Pensadores ( CdP) convidou Cândida Almeida , procuradora-geral adjunta e directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP ), para estar presente num debate , dia 10 de Dezembro , segunda-feira pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.
O tema : Justiça
Num momento particularmente difícil que Portugal atravessa é necessário os cidadãos pressentirem que a justiça funciona , havendo equidade e respeito por todos.
A ideia que passa para o comum dos cidadãos é que nem todos os cidadãos são iguais perante a lei. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado ou isento de qualquer dever só porque exerceu um cargo político ou público ou porque tem dinheiro.
O país vive em impunidade constante! A gestão económica responsável e ser responsável pelos nossos actos de carácter público está inscrito nas origens da democracia. Um comportamento
impróprio e infelizmente em democracia prevalece a ideia que o único veredicto das decisões públicas reside no sufrágio eleitoral.
Os meios de prova em Tribunal deveriam ser todos validados quando está em causa um grande crime de corrupção , em causa dinheiros públicos ou tráfico de influências , assim como fraude fiscal.
A morosidade da justiça é outro grave problema na nossa sociedade , quando se chega ao veredicto final a sentença vem a destempo e o seu desfasamento não atinge o seu objectivo : a condenação efectiva dos prevaricadores.
O Clube dos Pensadores durante este ano de 2012 , teve presente nos seus debates : as Ministras , Paula Teixeira da Cruz e Assunção Cristas ; o secretário de Estado, Marco António Costa ; no seu 6ºaniversário recebeu o empresário Alexandre Soares dos Santos ; a seguir Garcia Pereira do MRPP ; Odete Santos do PCP ; o sociólogo António Barreto ; o sindicalista Mário Nogueira; a presidente do PS , Maria de Belém e o presidente da FPF , Fernando Gomes.


