Governo brasileiro prepara decreto para adiar acordo ortográfico para 2016
O senador Cyro Miranda anunciou que a Presidente do Brasil, Dilma Roussef, está a preparar um decreto que adia a entrada em vigor do novo acordo ortográfico (AO) naquele país para 2016.
Sempre me bati contra este AO por variadíssimas razões já publicadas noutros posts. Neste espaço sempre escrevi como aprendi ,pelo antigo AO e sempre afirmei que este AO tinha por detrás uma imposição económica e principalmente do país mais populoso , o Brasil. Mas nunca me tinha passado pela cabeça que partisse do Brasil a quebra do acordado.Mais vale tarde do que nunca...
É bom que tenha acontecido e que as entidades aprendam a saber preservar a nossa língua e a diversidade escrita e falada.Apressaram-se a introduzir, o novo AO vigora no sistema educativo português em 2011. A 1 de Janeiro de 2012, órgãos, serviços, organismos e entidades governamentais adoptaram oficialmente a nova grafia.
O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio da língua no cenário internacional, deveria ser aplicado pelo governo a partir de 1 de Janeiro de 2013, ditavam as normas estabelecidas pelos países.
Segundo os brasileiros o ideal seria adiar a vigência para 2018 ou fazer um outro acordo que tenha a contribuição de mais sectores da sociedade. Alegam que o novo acordo ter sido mal feito, os professores ficaram de fora e é preciso descomplicar a língua.
O acordo foi feito para uniformizar a grafia dos países que utilizam o idioma e dos oito membros da CPLP apenas Angola não aderiu ao documento.Vamos ver o que faz o governo português . Eu por mim vou continuar a escrever pelo antigo AO. Acho que a diversidade da língua portuguesa falada e escrita por brasileiros, portugueses e restantes países lusófonos é uma mais-valia e riqueza . Tal como acontece com o inglês nos EUA , em Inglaterra , Austrália , etc.
A diversidade da língua portuguesa e a forma como falam e escrevem os brasileiros , para mim não é um entrave de relacionamento , antes pelo contrário , torna-o muito mais enriquecedor.
JJ
