28/11/2012

OE aprovado mas...

O OE 2013 foi aprovado, mas há muitas incertezas na sua execução , concretização e aplicação. E , o pior de tudo se os portugueses vão aguentar tudo isto com parcimónia e brandura.

O próprio Vítor Gaspar alerta para os perigos de uma crise política numa situação de crise económica. Muita gente da maioria vê neste OE riscos significativos pelo esforço ser quase todo do lado da receita e muito pouco ou quase nada do lado da despesa..


Mas hoje foi uma dia pródigo em noticia que nos dão que pensar : A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acredita que Portugal só irá cumprir as metas para o défice em 2013 e 2014 com recurso a medidas adicionais, solução que não aconselha.

O FMI deu um bónus à Grécia : vai dar mais tempo e exigir que paguem menos juros . Uma boa noticia para Portugal , assim saibamos aproveitar a boleia.

Agora no campo legal resta pedir a fiscalização sucessiva da constitucionalidade do Orçamento do Estado.

Uma das questões interessantes que se levantam , relativamente ao nosso futuro político é descobrir o que vai acontecer quando não houver nada e saber se sobrevivemos a isso. 

Outra questão interessante é ver até que ponto aguentamos esta brutal austeridade que só se vai sentir no ordenado no final de Janeiro de 2013 . Porém já se fala à boca cheia que são precisas medidas adicionais.

Sinceramente , quando acabam com isto ? Quando negoceiam outro tipo de politicas?

Viver em Portugal é resistir , não podemos vegetar na ignorância e na passividade.

JJ