Nós precisamos a todo o custo de um projecto politico , um governo que saiba para onde vai e saiba o que está a fazer. O défice ,o descontrole económico oprimiu este governo, e este deixou de ver a realidade . Pagar sim, mas sem esmagar. O governo oferece-nos algo mas não dá nada em troca : a construção de um futuro ; esta austeridade encerra as pessoas numa habitação sem vistas ; anulando qualquer tipo de esperança . Um projecto político passa por despolitizar a saída para a crise e sem respostas tecnocráticas do tipo . « não há alternativa», « isto é o que temos que fazer».
Precisamos de um projecto politico positivo e sem vergonha . Não se pode aceitar um resgate sem condições . O que se tem passado e está à vista de todos , é que tem aumentado o défice e o mal-estar dos portugueses.
Não será fácil encontrar a saída para esta crise que nos assola , o espaço é pouco mas temos que ter alguma independência . Esse projecto politico tem que ser construído com as pessoas e não contra as pessoas. o risco de descarrilarmos é enorme . Edmund Waal dizia que : nenhum legado é uma história simples.
Nenhum projecto politico pode submeter-se totalmente à ortodoxia económica e falar do passado. Ninguém explicou abertamente que tipo de sociedade deve sair depois da crise . Todos os partidos se escudam no dia-a-dia evitando uma verdadeiro debate politico. Aliás nenhum partido fez um diagnóstico da crise e como deveria sair dela. Navegam à vista como diz Belmiro de Azevedo.
As pessoas estão a sofrer um revés triplo : desemprego ou baixo salário, pensão baixa no futuro,bens tem menos valor ( casa , carro , etc.).
As pessoas querem participar num projecto politico que nos permita alguma ilusão , e não, ser carne para canhão.Um projecto totalmente contra a impotência da politica frente ao dinheiro.
JJ