26/09/2012

CERCO AO CONGRESSO ESPANHOL

foto El País
Manifestação de ontem frente ao Congresso de Deputados, em Madrid, fez 64 feridos, um deles em estado grave, e 35 detidos. Um ideia original mostrar aos políticos o seu desagrado. No fundo cercaram-nos e fizeram-nos pensar duas vezes e perceberem o descontentamento pelos cortes e pela crise. Mas não ficaram por aqui hoje 4ªfeira há mais uma manifestação e sábado.

O movimento " cerca o Congresso" não deixa de ser inovador e faz pensar que os espanhóis com estas atitudes , ainda podem ajudar os portugueses na crise. Espanha ainda não pediu nenhum resgate e as coisas já estão assim . O que seria se já tivessem pedido o resgate? Os espanhóis sabem o que se está a passar em Portugal e não querem o mesmo. Por outro lado ao fazerem este tipo de protesto podem ajudar a troika  a suavizar as medidas de austeridade a Portugal.
O Governo português não tem arte , engenho e capacidade para se explicar à troika , a situação dramática que os portugueses estão a viver.

Os espanhóis são destemidos, pois as manifestações quando há actividade parlamentar são proibidas e podem levar à prisão. No fundo foi uma forma de chamar à atenção que estão fartos dos políticos e iniciar um novo processo constitucional.

O resto do confronto de policias e manifestantes , é tentar desviar um problema social e laboral para um problema policial. A policia cumpre ordens e deve defender todos os cidadãos , infelizmente há sempre manifestantes radicais que instigam à violência dando trunfos ao Governo.

O senhores deputados portugueses que se preparem. Vai acontecer o mesmo em Portugal.

JJ

Facebook