01/07/2012

Discurso no jantar de amigos do CdP

Balanço do que se tem feito no CdP
      


      Agradecer a presença das pessoas neste jantar
     O que é que cada um de vós pode fazer pelo clube ?
3     A ideia que eu tenho ao longo deste tempo é que quem vem jantar acha que já faz muito e ajuda . Errado , agradeço a presença das pessoas mas não passa disso. É bom mas é circunstancial.
4      Tenho o cuidado de ligar às pessoas para virem jantar , arranjar lugar no debate na sala , etc., etc. Isso custa dinheiro e até parece que vão a um concerto ou festa ,é só tomar banho arranjarem-se e estarem ali. O que fizerem para a realização do debate – R: nada
      Se eu quisesse iria jantar sozinho com o convidado e não haveria esta abertura e sã convívio.
Apercebi-me ao longo deste tempo que há pessoas que procuram vir jantar para abordarem o convidado e pedirem favores , pessoas desse tipo não são bem-vindas neste clube . Há tempos corri um amigo meu de infância , advogado ,o Marco, etc.
Este não é o local próprio para o fazerem. Tenho combatido todo este tipo de joguinhos e não os quero no meu quintal.
Prefiro menos gente e que esteja na minha onda. Por outro lado há gente que vem aqui e está sempre com a cabeça no seu partido ou nas suas actividades. Aqui o CdP é a coisa mais importante.
Gostava de saber se são capazes de dizer o que se faz no Clube ?
Agradeço que não tirem fotos com o convidado . Não estamos ali par cansar o nosso convidado .   Pode-se fazer isso discretamente no jantar excepcionalmente sem maçar.
Há gente nossa "amiga" que está sempre a criar problemas nos debates , o importante é gente que não crie problemas . No debate com a Ministra da Agricultura  um membro ( senhora que ouve mal)não a largou e não deu para falar devidamente com a imprensa.
O CdP não tem apoios estatais de espécie nenhuma , temos que viver com muita imaginação e determinação. Apoios escasseiam.
A continuação do Clube será muito difícil nestes moldes . Eu não tenho nada a provar a ninguém, já provei tudo e mais alguma coisa e ainda continuo a provar. Estou cansado…
Sinto que as pessoas vêm ao jantar vão à vida delas e não se envolvem nem sequer ligam para comentar o debate o que se passou etc. Realmente eu devo ser um ET ou Alien .
Talvez seja para não gastarem dinheiro, com medo que eu peça alguma coisa ou não sei que dizer...
O Clube faz-se todos os dias com troca de ideias , factos , sugestões, discussões, etc., etc.
Muita gente vem aqui para se auto-promover e ser vista.
Sempre com desculpas e que fazer. Meus caros eu também tenho direito a ter desculpas e tenho tanto que fazer .
Vocês pensam que me fazem um favor ,mas eu é que vos estou a fazer um favor . Desculpem é um desabafo mas sincero e honesto intelectualmente .
Em relação a quem só vem aos debates então isso é muito mais notório. Nunca se dignaram gastar um tostão para bem do Clube. Ligam para pedir um lugar no debate e mais nada…

O CdP deve muito ao Abel Guedes pela Petroil e ao Pereira Queirós pela Quercasa que me apoiam  e a  Mabera de Guimarães Teixeira .
O Jorge Tomé Santos fez-me actualização do site do blogue , muito trabalho , mas valeu a pena .
Algumas pessoas ajudam a espaços Mário Russo , Daniel Braga , Hercília , etc. Outros dão algum dinheiro ; José Carvalho desde sempre , Mário Russo ; Daniel Braga , Luís Miguel , Espírito Santo há muito tempo , etc. Isso é uma ajuda pequena mas enorme para a manutenção deste espaço.
O Mário Russo no blogue é um exemplo como se deve pôr um blogue a interagir tanto escreve como comenta sem pejo ao contrário de outros que por escreverem julgam-se muito importantes e não comentam. Enfim!
Uma coisa feita no Clube que é uma ideia boa e importante na divulgação do Clube . O Daniel Braga criou no facebook por motu proprio sem nunca ter falado comigo ,e fez bem, criou a página Leitores do Clube dos Pensadores , poderia ser amigos, mas está muito bem.
Ele sabe o trabalho que dá ter a página actualizada e o que muitos tentam utilizar aquele espaço para promoverem actividades que nada tem que ver com o Clube.

A abertura da conta no banco no nome do clube dos pensadores funcionou  no princípio mas agora nada recebemos . Foi a novidade…
Desculpem gosto imenso de vocês e deste tipo de convívios mas já não tenho idade para pedir , custa-me e é confrangedor.
O Clube deste modo terá muitas dificuldades em funcionar. Eu vivo para ao Clube, não vivo do Clube , mas tenho uma vida como vocês.
O clube tem um staff que colabora  pontualmente para obstar às despesas, mas deveria ter muito mais gente se houvesse dinheiro.
Há o som que avariou com um jornalista da TSF , o vídeo , as fotos , o blogue , preparar o debate . chamadas de telemóvel e telefone… A logística

Cada vez é mais difícil trazer imprensa , etc., etc. Os debates à noite implica horas extraordinárias que têm que pagar aos jornalistas , etc.
Gostava de vos ouvir, um a um sobre o Clube , presente e futuro, ideias precisam-se.
De outro modo é muito difícil continuar a este nível e com esta qualidade.
Todos os dias recebo sugestões para trazer gente ao clube para os promover mas o importante seria ligarem para promover o nosso clube e isso compete a todos vós que estais aqui hoje
Um dia sugeriram uma pessoa ( vou omitir o nome por decoro)  que publicou um livro e pagavam-me todas as despesas com jantar , etc. Ridículo…
Fui a Viseu na FNAC com mais de 70 pessoas e agradeço o apoio do Abel  Guedes estive em Gaia convidei Mário Russo para estar comigo na presença de Pereira Queirós à volta de 50 pessoas. Vou dia 6 de Julho à Maia apresentar o meu livro a convite de Bragança Fernandes ,depois vou a Espinho a convite do Presidente da CM E Pinto Moreira
Esta também é uma forma de divulgar o que fazemos.
É pena mas vi pouca gente ter a capacidade de organizar uma apresentação do livro do clube num local.
O Mário Russo fê-lo em Viana , já me convidou antes para ir ao Instituto Politécnico de Viana .
Tenho tido convites para ir a Viseu , estive há tempos em Carregal do Sal , já fui a Castelo Branco , tudo ajuda a divulgar o nosso Clube  . O ano passado Mário Russo substituiu-me em Lavra , etc.
São estas pequenas coisas que enobrecem e divulgam o que fazemos
A Madre Teresa de Calcutá dizia uma coisa que é bem verdade
“ O dever é uma coisa pessoal; decorre da necessidade de se entrar em acção, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa”.

Acho importante este clube  para a cidadania, mas digo eu , tudo tem um limite…
Obrigado amigos.

JJ