Governo português vai ter de adoptar novas medidas de austeridade para cumprir as suas metas orçamentais, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) num documento hoje publicado. Eu não tinha dito! Isto não fica por aqui...
Caso as projecções da OCDE se concretizem, os défices orçamentais ascenderiam a 4,6 por cento do PIB este ano e 3,5 por cento no próximo - acima das metas oficiais (4,5 por cento e 3 por cento).
Portugal não suporta mais austeridade. A recessão na economia portuguesa será mais longa do que o previsto pelo Governo, vai ser preciso mais austeridade e o desemprego vai chegar aos 16,2 por cento, prevê a OCDE.
Estas são as projecções mais pessimistas para 2013 divulgadas até agora por instituições internacionais. Por comparação, o Governo espera uma contracção de 3 por cento este ano e uma retoma de 0,9 por cento no próximo; as previsões governamentais também contemplam que o desemprego chegue aos 14,5 por cento este ano e comece a baixar a partir do próximo.
O fim está perto senão houver uma conjugação crescimento e austeridade. Mas os "entendidos" economistas é que sabem , porém os que apontam caminhos foram os coveiros desta situação , que mais parece um nó górdio nas nossas vidas.
JJ

