16/03/2012

Provas em tribunal

Os meios de prova em Tribunal deveriam ser todos validados quando está em causa um grande crime de corrupção , em causa dinheiros públicos ou tráfico de influências , assim como fraude fiscal, etc.As escutas nem sempre são consideradas , meios de prova , infelizmente.Usa-se todo o tipo de artimanhas para roubar e depois não se pode fazer o mesmo para provar...
No processo Face Oculta , foram destruídas grande parte das escutas, porém de forma subreptícia fizeram-se cópias dessas escutas que foram destruídas. Porém há algumas escutas que ainda não foram destruídas , foi suspensa a sua destruição por haver recursos pendentes.

Esta novela das escutas,parece que não tem fim. O presidente do Supremo Tribunal  de Justiça ( STJ),Noronha de Nascimento , ao tempo de José Sócrates Primeiro-Ministro mandou destruir as escutas como prova , porém salvaram-se algumas.
O juiz de instrução ,Carlos Alexandre , magistrado responsável pelos processos mais mediáticos dos últimos conturbados tempos, em Portugal, tais como a Operação Furacão, o Freeport, o Apito Dourado, o caso Isaltino, o Caso BPN e Portucale,sempre foi contra a destruição das escutas.Continuamos neste imbróglio;escutas legais ou não , destrói-se ou não, e a verdade vai mais uma vez pelo cano abaixo.


JJ