30/03/2012

Parlamento

Hoje no debate quinzenal no Parlamento, em que o Governo escolheu como tema "a regularização dos pagamentos do Estado e o financiamento da economia". Pedro Passos Coelho considerou que o país está actualmente em melhores condições para sustentar o financiamento à economia, salientando a aposta do Governo neste objectivo, a par do esforço de consolidação orçamental.António José Seguro acha que Passos Coelho, é lento a tomar a decisão fundamental do pagamento de dívidas do Estado, mas rápido na propaganda.Mas no dia de hoje ,sobressaiu a Revisão do Código do Trabalho aprovada na generalidade, com os votos da maioria PSD/CDS-PP e com a abstenção da bancada socialista.

Votos contra das bancadas do PCP, BE e "Os Verdes", bem como da deputada socialista Isabel Moreira e do deputado democrata-cristão José Ribeiro e Castro.
O que não deixa de ser relevante é que a economia vai estagnar em 2013 e vamos perder mais 200.000 empregos em 2012 e 2013. Este ano a economia vai cair 3,4%.Esta destruição de postos de trabalho vai ter implicações sociais gravosas. Deste modo vem a caminho mais austeridade , a corda já esticou demais, não sei onde vão tirar mais , mas imagino. A forma mais simples ,rápida, eficiente e  imediata será nos vencimentos dos funcionários. Com  mais desempregados vamos a caminho dos 20% ,as prestações sociais para os desempregados vão aumentar em exponencial. Seria importante inverter esta tendência criando emprego e estimulando a economia.
   Com esta votação do Código do Trabalho o PS está arder ,o fantasma de José Sócrates permanece, para já pedem a demissão do líder parlamentar Carlos Zorrinho, mas é para chegarem a António José Seguro.  No PS está acontecer uma máxima em política . « o poder desgasta sobretudo quando não se o tem».

JJ