05/03/2012

100 MIL...!!??

Cada vez mais aparecem publicamente os efeitos e as causas desta tão previsível e anunciada crise.
Ficamos agora sabendo que 100 mil portugueses têm o salário penhorado e que o valor que lhes é descontado ao fim do mês, é só para pagar os juros das dividas...!
Quer dizer..., as dividas vão acompanha-los por tempo indeterminado ou até ao fim dos seus dias!!
Como é possível que as pessoas tenham chegado a uma situação tão descontrolada!? É evidente que as verdadeiras culpadas são elas mesmas..., na medida em que ninguém as obrigou a tomarem essas decisões e não tenho dúvidas de que a maior parte das pessoas se endividaram para comprarem coisas e "produtos" que não sendo de forma alguma de necessidade, ainda lhes acarretavam despesas mensais.
Mas, existem outros culpados que tal como os governantes que nos colocaram nesta terrível situação, deviam por isso ser julgados e condenados.
Esses culpados são os Bancos e os banqueiros que estão nas suas direcções, e que com a sua ganancia criaram e incentivaram as pessoas a aderir a empréstimos para tudo e sem se importarem minimamente se elas tinham ordenados ou outros meios para conseguirem pagar os empréstimos.
E o que eu acho mais grave e desonesto, é que isto não foi por ignorância ou por "descuido"..., foi porque a grande ganancia os levou a pensar que se as pessoas não conseguissem pagar, eles teriam as casas e outros bens de volta e aí teriam sempre bons resultados e lucros!
Só que todos se enganaram! Os primeiros estão" pagando" bem caro por uma vaidade sem controle, e que acabaram por ficar sem esses "objectos" pelos quais se endividaram e que os vai levar a uma vida com um stress sem fim.
Os segundos, esses estão com muitos "elefantes brancos" para sustentarem, na medida em que não há quem os compre e os lucros que eles esperavam obter transformaram-se em .grandes problemas. Alguns serão até muito graves pois as pessoas que entretanto ficaram sem emprego nunca mais terão possibilidades de pagar qualquer tipo de prestação.
E no meio de toda esta situação estão aqueles que sem terem culpa de nada e em nada terem contribuído para esta crise, estão pagando bem caro e sofrendo as consequências dessa mesma crise.

Hercília Oliveira