"A Europa encontra-se bastante virada
ara dentro. Consegue ver para além
do bordo do próprio prato mas já não
para além dos lados da mesa. A Europa
perdeu um pouco a visão global."
Karel (Príncipe de) Schwarzenberg
Ministro dos Negócios Estrangeiros
da República Checa
Vai o link http://www.spiegel.de/international/germany/0,1518,807933,00.html
para uma entrevista efectuada pelo magazine alemão DER SPIEGEL com o actual Ministro dos Negócios Estrangeiros e candidato a Presidente da República (2013), Karel Schwarzenberg.*
Este político, amigo e – temporariamente – chefe de gabinete do saudoso Presidente Vaclav Havel e intitulado pelo SPIEGEL como “um dos mais fascinantes políticos contemporâneos”, tem uma visão certa sobre o futuro da Europa e os actuais erros e problemas da mesma. Para tal, basta ler a citação em epígrafe, extraída do texto da entrevista.
Presumivelmente, este influente e carismático político checo seria muito receptivo em caso de ser contactado por congéneres da UE, no sentido dos parceiros mais pequenos da UE se juntarem para exigir em Bruxelas – sugeri isto – um debate sério sobre uma radical mudança de estratégia com vista de virar a União Europeia para fora (NEW DEAL). Um acto destes, face à actual situação da UE que vai de mal em pior, seria um contributo decisivo para assegurarem não só a sua própria sobrevivência mas também o futuro da Europa.
P.S. Interessante a opinião de Karel Schwarzenberg sobre a Chanceler alemã Angela Merkel:
„Ms. Merkel is a very tough politician. She knows when it is best to wait until one's opponent destroys himself. This is a great art, which I acknowledge. Does she have a vision for Europe? Perhaps. But I for one am not aware of it.”
Está tudo dito!
Rolf Dalmer