Diferenças e contradições dos relatórios do PSD geram polémica. No inquérito do SIRP ( Sistema de Informação da República Portuguesa) ,o primeiro relatório de 28 de Outubro os deputados tiveram acesso a informações sob segredo de Estado , o segundo relatório ( 2 meses depois), relatório conjunto da Comissão de Assuntos Constitucionais nada consta.
É aqui que entra a Maçonaria ,Jorge Silva Carvalho ,Maçon, ex-director dos Serviços de Informações Estratégicas de Defesa ( SIED), ao ir para a Ongoing , passou informação que não devia. Este procedimento é passível de processo criminal. Porém, Luís Montenegro que não confirma nem desmente se é da Maçonaria , mas provavelmente é Maçon, alega que o importante é o interesse nacional acima de qualquer interesse particular. Os princípios Maçónicos consagram que não podem entrar em conflito com os deveres que um cidadão tem na esfera pública . Confuso, pois o relatório que criticava a relação entre a Maçonaria e os serviços de informação , no segundo já não consta. Quem não deve não teme.
Conclusão:um dos pilares da maçonaria é crer em Deus e uma boa relação com os Maçons .Para se ser membro da maçonaria não basta querer ser , é necessário um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja indicado por outros Maçons. A Maçonaria é discreta ,reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. A Maçonaria tem costumes, estruturas , objectivos, ritos e obediências. A Maçonaria tem muito poder e não deixam de se proteger uns aos outros, como nos partidos , nas associações , etc. Além disso, esta organização é milenar e com uma influência enorme .Os Maçons têm um lugar onde se reúnem - Templo Maçónico, mas por vezes fazem-no na Assembleia da República...