O PS tem que mudar de vida e ser menos notícia por divergências internas , mais por propostas e por saber fazer e ser oposição. De outro modo limita o alcance do que é , maior partido da oposição do que faz ( os seus comportamentos), mais parece um PS de transição e não definitivo.
Deveria expressar-se mais em iniciativas programáticas e menos em gestos simbólicos e insinuações.
Ver o que pretende para o futuro , rectificar os anos de José Sócrates ou recuperar um nova identidade e inovação ideológica numa social democracia autêntica. O PS está propenso à debandada, às cisões, à intriga e ao deslizamento para a sua irrelevância política.
Estamos num tempo de crise mas de oportunidade para o PS se mover e recarregar o partido. O pior dano ao PS seria não fazer nada . Seria importante aproveitar para aprovar uma nova lei de transparência e uma reforma do sistema partidário.
Não se pode tolerar politicas parasitas da crise e atropelos a quem trabalha por conta de outrem com a subida dos impostos vertiginosa.
É preciso fazer-se oposição , começa a tardar nos tempos que correm , a crise económica não pode justificar tudo e ser pretexto para tudo. A deterioração dos serviços públicoa é enorme . Deve levantar a bandeira da igualdade e direitos dos portugueses.
O seu projecto político deve-se basear-se na reconquista da confiança política e a melhor forma é ser-se intransigente com paciência e humildade.
Ontem , António José Seguro no Porto ao falar da reconquista da CM Porto, falando de uma eleição quase 2 anos antes - 2013, cedeu aos problemas internos do PS Porto. Em vez de falar do país falou de um cargo , um lugar. Em vez de se reunir com os portugueses , reúne-se com militantes. Parece mais preocupado com o lugar de secretário-geral , do que porventura poder ser primeiro-ministro!
A situação do líder do PS , António José Seguro é dificílima , há uma concentração de poder enorme no outro bloco à sua direita : presidente , governo e maioria parlamentar.
Mas neste contexto de crise deve dosear com inteligência a confrontação , a busca de acordos alguns favoráveis ao governo mas alguns devem ser favoráveis ao PS e ao país
É preciso PS definir quais as suas ideias , se são eficazes e convencem. De outro modo teremos um PS a prazo à espera de um novo líder.
JJ