A Presidente da Assembleia da República,Assunção Esteves afirmou que não é justo comparar o trabalho dos deputados como o dos funcionários públicos . Claro que sim! É um trabalho muito diferente , mas esqueceu-se de dizer que os deputados são muito mais bem remunerados e têm muitas benesses.
Esta afirmação foi para justificar a semana de férias dos deputados no Natal. Não tenho nada contra pausas de trabalho. Aliás sou a favor de pausas no trabalho para depois de retemperadas forças se vir com mais ânimo e empenho.
O que não é justo é procurar dar a entender que os deputados são uns sacrificados e que trabalham muito. Eu reconheço o trabalho de alguns deputados, de outros não. Tenho o maior respeito pela actividade parlamentar , muito dessa actividade é feita fora do plenário nas comissões e actividades inseridas no âmbito do Parlamento.
Compreendo que não tem hora certa nem lugar certo de actuação. A maioria tem de deslocar-se em viagem todas as semanas para o parlamento. Mas para isso tem ajudas de custo e de deslocação que a maioria dos funcionários públicos não têm.
Penso que não é por aí que se pode reconhecer publicamente o trabalho parlamentar , mas com atitudes e comportamentos mais dignos e salutares.
Por isso, a crescente descredibilização da política e dos deputados , mas a maioria das vezes por culpa deles próprios.
JJ