26/01/2012

BARCELONA - REAL MADRID

Ontem vi um super jogo , com imensa emoção e com tudo o que é expectável num jogo de futebol. Casos , falhas , grandes golos , resultado final incerto e erros do árbitro. O Real na primeira parte poderia ter arrumado o jogo com duas ou três oportunidades , Higuaín , Ronaldo e a bola ao poste de Özil. Porém , não foi isso que aconteceu e o Barcelona adiantou-se no marcador , mas não o merecia. E, o mais significativo foi marcar o segundo golo no tempo suplementar da primeira parte. Isto parte a espinha a qualquer equipa. Porém as equipas de Mourinho tem personalidade , carácter e não desistem.
A segunda parte conseguiram empatar e fazer ver a todo o mundo que é possível vencer o Barcelona e, em sua casa, o que é notável. Se não fosse o golo invalidado a Sergio Ramos e o penalty que deveria ter sido marcado sobre Benzema , o Real Madrid teria superado este Barcelona que é uma equipa de outro planeta , porém o Real também o é.
A saída forçada de Iniesta , mudou alguns planos do Barcelona. Aprecio Pep Guardiola ,homem inteligente e educado , mas fiquei com a sensação que o Real perdendo a eliminiatória , apesar de ter empatado este jogo ( 2-2) , parece que ganhou. Ganhou alento , interiorizou que é possível , fez uma exibição soberba e vamos continuar a ter luta pela hegemonia do futebol , não só espanhol , mas mundial.
José Mourinho é um casy study , estou habituado a que ganhe, mas mesmo perdendo, parece que ganha , pode não ganhar no resultado propriamente dito, mas ganha sempre em algo. Neste caso, pelo menos, ganhou em pôr em sentido os adeptos do Barcelona e os amantes do futebol que não gostam dele. Não se deixa vergar e humilhar. Que homem este , que nem parece português! Sinto-me orgulhoso de ser do seu país , apesar de fazer por vezes coisas que não aprecio. Que postura , que carácter, que força psicológica,que personalidade, que capacidade, que nervos de aço, que prazer ver alguém assim...

JJ