13/12/2011

Reforma curricular

É sina em Portugal : novo governo , mudança no ensino.Cada Ministro que chega procura deixar o seu cunho pessoal e implementar novas medidas. Porém como tem havido muitos governos e muitos Ministros da Educação , as alterações são tantas que não há um fio condutor , um desígnio na educação de estabilidade e consolidação de um estilo de política. O que ontem era verdade hoje é mentira e vice-versa.

Estas novas medidas das quais concordo na generalidade visam o reforço no apoio ao estudo e mais tempo para novas disciplinas: reforço dos tempos lectivos a Ciências,História e Geografia no 3ºciclo ; apoio ao estudo dos alunos no 2ºciclo ; inglês como única opção no 2ºciclo;disciplinas de EVT dividida em duas no 2ºciclo;o TIC passa a ser leccionada no 2ºciclo.

Vamos ver o impacto orçamental e o que provoca na qualidade do ensino e nos professores.Os sindicatos dizem que vai haver mais desemprego ( cerca de 25.000 professores).O Orçamento do Estado prevê que nesta matéria, alterações curriculares, o Ministério da Educação vá buscar 102 milhões de euros. Nuno Crato diz que faz esta reforma a pensar no ensino e não no orçamento.

A consequência imediata é o desemprego dos professores contratados , depois irão os efectivos. A carga horária vai diminuir e por consequência são precisos menos professores. No 2ºciclo ( -3h) , 3ºciclo(-2h),12ªano(-4h).

No fundo esta revisão da estrutura curricular vai dispor de outro modo os conteúdos a ministrar aos alunos. O pior é o resto - as suas implicações.

JJ