28/08/2011

Os ricos


Ainda sobre o imposto sobre os ricos , Cavaco Silva acha que deve-se tributar as doações e heranças e que é muito dificil tributar o património. Eu sou contra taxar algo que se juntou ao longo de uma vida ou ajudou a juntar e, depois ainda se vai pagar para se ter , ao que se tinha direito.
Também penso que taxar fortunas pode levar a uma fuga de capitais e é muito difícil taxar algo em que há mil e umas maneiras de fugir a esse imposto. Os ricos em França e nos Estados Unidos são a favor de que os ricos devem pagar mais. Aqui no burgo um iluminado , Américo Amorim , é só o homem mais rico de Portugal,disse que não era rico mas trabalhador!
Lá fora são os ricos de motu proprio a querer ajudar , aqui como é habitual a querer fugir. Talvez propor aos ricos portugueses a criação de empregos e novas empresas que giram empregos tendo uma contrapartida quando a crise passar. Criar canais logísticos de acesso a empresas de cariz social e de geriatria , pois a população está a envelhecer , etc.Neste país ninguém dá nada a ninguém e infelizmente não há almoços grátis . É pena ,porque a filantropia,altruísmo e o interesse pela melhoria de Portugal e dos portugueses deveria ser de todos nós e de quem têm meios para o fazer.
E ,quando as coisas em Portugal dão para o torto eles ( ricos) tratam de ir para outras paragens. O país deles é o dinheiro , não Portugal.
Os ricos em Portugal novos ou velhos pois há uma nova casta de novos-ricos que fez fortuna com a infelicidade dos outros e à custa dos outros , prefiro os velhos ricos , pelo menos têm pedigree. Vejo-os e olho-os com acrimónia...

JJ