06/08/2011

O FMI é uma organização séria ou coveira assassina?


Portugal e outras economias estão na corda bamba á custa de um conjunto de coveiros, internos e externos. Portugal é sócio do FMI, tal como a maioria dos países do mundo. O plano da troika tem a participação do FMI, que impõe o programa e a respetiva receita.
O ex-diretor adjunto do FMI, Desmond Lachman disse ao Expresso que Portugal não tem capacidade para "aguentar um programa de austeridade imposto pelo FMI, que resultará em recessão profunda e ao mesmo tempo em deflação, o que irá piorar tudo, aumentando o problema da dívida pública" e pergunta por isso se vale a pena esperar 2 anos, ou se não será melhor Portugal deixar já da moeda única.
Eu perguntaria que tipo de organização é esta?
Quem é o FMI?
O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado em 1944 com 45 países no fim da II Grande Guerra Mundial, reunidos em Bretton Woods, New Hampshire, nos EUA, para organizar a economia no mundo.
Com efeito, o FMI “Tem como objetivo básico em zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 187 países membros. Com exceção da Coreia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mónaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem económica internacional do pós-Guerra, além disso foi necessário a criação para evitar a repetição das desastrosas políticas económicas que contribuíram para a Grande Depressão de 1929. O FMI tem como meta, evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais.” O Fundo planeia e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros, como o que está em vigor em Portugal.
O FMI autoproclama-se como “uma organização de 187 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento económico sustentável, além de reduzir a pobreza”.
Os objetivos da organização são: promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros; favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos; oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades económicas, emprestando recursos com prazos limitados e contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.
Alguém já viu maiores mentiras do que estas? Afinal se a receita que estes senhores impõem, segundo um dos seus diretores, é para aniquilar um país, porque a receitam? E porque diabo os governos a aceitam? Anda toda a gente cega?
Será honesto receitar um remédio que se sabe ir matar o paciente? Os exemplos da intervenção do FMI no mundo são clássicos fracassos. Porque ainda existe uma organização tipo nazi a atuar à plena luz do dia?
Não quero dizer que não tenhamos de fazer o nosso trabalho de casa. Não quero dizer que podemos ser irresponsáveis e mandriões e mandar tudo às malvas. Mas exijo que se questione politicamente os responsáveis políticos que levam o país para a forca numa procissão de carneiros.

Mário Russo

*novo acordo ortográfico