O Parlamento vai debater a 3 de Agosto a proposta do Governo de orçamento rectificativo, com o objectivo de acomodar no limite global de endividamento do Estado o valor do empréstimo internacional destinado à banca e as garantias a este sector. Mas,o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, indicou hoje que o Governo vai acompanhar a execução orçamental e que se for necessário apresentar novo orçamento rectificativo, tem a intenção de aprovar essas correcções em conjunto com o orçamento do próximo ano.
Alega que o PS suborçamentou despesa com salários. Nada que já não conheçamos! Quando chega outro governo as contas nunca batem certo e as culpas são sempre do último governo. Políticos portugueses! Não digo que não seja verdade e certo, esse desvio, mas é uma sina a falta de responsabilização pelo que dizem e pela apresentação dos diversos orçamentos de Estado. Quem assina documentos destes, deveria ser chamado à razão e responder por tais actos.Do mesmo modo quem acusa deve prová-lo , de outro modo cada um fica na sua e os portugueses sem saberem a verdade. Mas já sabemos, como é, assobia-se para o ar e pronto , a política segue dentro de momentos.
Por fim ,Vítor Gaspar sublinhou o compromisso do Governo em manter a estratégia de consolidação com base num corte de dois terços na despesa e de apenas um terço de aumento de receita, lembrando que desde que tomou posse o Governo começou a trabalhar na contenção da despesa.
Espero bem que sim, tenho a melhor das impressões deste Ministro com humor britânico ,fleumático , impassível e imperturbável perante as criticas. Aliás a sua fisionomia faz-me lembrar o actor inglês, Mr. Bean , e também, pela sua capacidade de se alienar do que se passa à sua volta não deixando de seguir o seu rumo traçado
JJ